ACESSA.com contribui para a geração de emprego e renda em Juiz de Fora

Ao longo dos 20 anos, empresa já gerou 300 empregos formais na cidade e valoriza primeiro emprego

Da Redação
12/03/2016
Patrícia Guimarães Faria

Durante os 20 anos de atuação em Juiz de Fora, a ACESSA.com, além de prestar serviços de tecnologia para a região, também contribui para o mercado de trabalho formal. Segundo a diretora administrativa da empresa, Patrícia Guimarães Faria, já foram registrados 300 colaboradores e 52 estagiários neste período. Mas a contribuição para a cidade não para por aí. “Terceirizamos alguns serviços, de consultoria jurídica, tributária e contábil. Contratamos menor aprendiz através de uma empresa intermediária e, à medida em que investimos em nossa rede de fibra óptica, dependemos mais de empresas especializadas em instalação e recuperação”, afirma.

Mas, para chegar a este número de contratações, Patrícia lembra que, quando a empresa iniciou as atividades, em 1996, captar profissionais qualificados não era uma tarefa fácil. “Como trabalhamos com tecnologia de ponta, num mercado que sofre muita inovação, é muito difícil encontrar profissionais preparados. À época, estávamos, ainda, preparando uma cultura na cidade para o mercado de internet. E essa mudança se dava tanto com clientes que não tinham nem os requisitos básicos para acessar internet, quanto de nossos profissionais, que não conheciam os recursos da rede."

Porém, como o objetivo da empresa sempre foi atuar, de forma ética e diferenciada, a diretora relata que ao longo desses anos a ACESSA.com sempre procurou investir nos profissionais. “Por isso buscamos profissionais em período de formação, pessoas abertas a novos conhecimentos e com sede de aprendizado. Nossos estagiários, na maioria das vezes, são contratados logo após o estágio. Como buscamos pessoas em período de formação e as preparamos para assumir os cargos dentro da empresa, já tivemos inúmeros casos de primeiro emprego na empresa”, comemora.

Patrícia afirma que, também, com o passar do tempo, a expansão do mercado educacional na cidade foi uma grande aliada. “Sem dúvida alguma, os novos cursos de TI e de Telecomunicações que abriram nas instituições de ensino estão contribuindo para a visão dos profissionais que chegam ao mercado. Mas como todo curso de graduação, o aluno sai com uma bagagem teórica e uma visão geral do assunto. O aprendizado mesmo ocorre na prática, no dia a dia, na vivência de inúmeras situações e na sua atualização constante”, ressalta.

Mercado

Na visão de Patrícia, Juiz de Fora ainda carece de investimentos, mas um fato que a chama a atenção é que existem muitas empresas de telecomunicações operando na cidade. “Todas as grandes teles têm atividade em Juiz de Fora. Elas chegam com a solução de acesso internet, incluída em pacotes com telefonia fixa, móvel e TV por assinatura. Isso confunde um pouco a cabeça do cliente, em relação ao valor pago única e exclusivamente pela internet. Já o mercado da ACESSA.com é o acesso internet, gerenciamento de redes, VoIP, desenvolvimento de sistemas e conteúdo jornalístico. Nossas soluções são mais customizadas, nosso atendimento é personalizado e o suporte é totalmente local. Não terceirizamos absolutamente nada no que diz respeito ao atendimento ao cliente. Dessa forma, buscamos mostrar nossos diferenciais e nosso domínio da tecnologia em que atuamos. Investimos muito em nossa cidade e buscamos nossos resultados através desse trabalho focado. Acesso à internet para nós não é somente um negócio, é o que sabemos fazer de melhor”, destaca.

Sobre a consolidação no mercado juiz-forano, Patrícia não tem dúvidas: “trabalhamos muito e nossa dedicação é constante. Temos uma equipe unida, bem treinada e motivada. Nossas dificuldades e desafios são diários, mas aprendemos sempre com os erros e as oportunidades que surgem nos momentos de crise. Para a população em geral somos mais conhecidos pelo Portal ACESSA.com, mas nossa empresa é muito mais do que isso. Somos uma empresa de tecnologia. Atuamos no mercado residencial e corporativo. Temos parcerias sólidas, contratos de décadas e um comprometimento muito grande com nossos clientes. Com certeza essa foi a base para a construção da imagem que conquistamos ao longo desses anos”, garante.

Futuro

Questionada sobre os projetos futuros, a diretora afirma que o objetivo é continuar sendo referência no mercado de internet em toda a Zona da Mata. “Sempre direcionamos nossos esforços para isso. Estamos crescendo constantemente, em número de clientes, em áreas atendidas e em nossa engenharia de redes. Juiz de Fora é uma cidade com muitos acidentes geográficos, muitos morros dividindo bairros e regiões. Para chegar em toda a cidade estamos sempre fechando parcerias, ocupando pontos estratégicos com visibilidade privilegiada, para levar nosso sinal adiante. Nossa cidade ainda tem uma grande parte da população carente de acesso internet. Isso pra nós é um desafio e uma motivação", completa.

ACESSA.com - ACESSA.com contribui para a gera??o de emprego e renda em Juiz de Fora