Sábado, 23 de abril de 2016, atualizada às 09h35

Mulheres empreendedoras falam sobre cases de sucesso na próxima segunda em JF

foto

Mulheres empreendedoras, que vão à luta, que montam e conduzem o próprio negócio formam o alvo do evento Empreendedoras de Sucesso, organizado pelo Sebrae, que acontece em Juiz de Fora, no dia 25 de abril, às 18h30, em sua quinta edição consecutiva. A palestra, que será no Hotel Hitz, na avenida Rio Branco, é gratuita e tem vagas limitadas.

A atividade traz um painel com cases de sucesso da região. Três empresárias da cidade, que se tornaram referência em seus setores de atuação, vão contar suas histórias, desafios e conquistas, para uma plateia estimada em 200 pessoas. Os nomes em destaque são a Preta do Coco, com sua barraca na Via São Pedro, e a Lila Maria, empreendedora no ramo de confecção de uniformes. Após as apresentações, uma mesa redonda vai debater a conjuntura atual e os atalhos para se vencer a crise e alcançar o sucesso no mundo dos negócios.

Uma das atrações do evento será a mineira, descendente de turcos e com jeitão de baiana que, com atitudes sempre positivas e alegria contagiante, tornou-se a principal atração gastronômica da Via São Pedro, na parte alta de Juiz de Fora, point de atletas e membros da geração saúde. "Do gari ao empresário, todos vêm à minha barraca para saborear os meus produtos", comemora Elisangela Gomes Saar, a Preta do Coco. Há dois anos, após vender água mineral e de coco em caixas de isopor, ela buscou ajuda no Sebrae e inaugurou sua barraca na Via, devidamente formalizada como MEI (microempreendedor individual) e com uma clientela fiel e crescente.

Por semana, a Preta do Coco comercializa cerca de 700 cocos e 600 litros de caldo de cana, além de açaí (suco e creme), sanduíches naturais, assados integrais e a sensação do momento, a "fusão", que leva água de coco, caldo de cana, gengibre e limão. Com livre trânsito na barraca, e acesso liberado ao chuveirão ali instalado, os atletas-clientes recebem, além do alimento, a palavra sempre amiga da Preta, que, junto com o marido, trabalha 18 horas por dia, sem esmorecer e sem perder o bom humor. "Dizem que há uma crise aí. Não, o Brasil não está em crise; o povo é que tá com preguiça de trabalhar".

Vestindo empresas

No final do século passado, a empreendedora Lila Maria registrou a sua empresa, uma confecção familiar, nos fundos de casa, em Juiz de Fora. Tempos depois a cidade foi "invadida" por concorrentes asiáticos que, se não a venciam em qualidade, superavam-no no preço. A clientela debandou. Mais tarde, uma amiga precisou de roupa de trabalho, Lila topou e encarou o desafio. A amiga aprovou e Lila passou a oferecer seus produtos às empresas. Nascia a Lila Maria Uniformes Profissionais.

O mercado cresceu e se tornou mais exigente. A Lila Maria então se diversificou e hoje produz todo tipo de uniformes, femininos e masculinos. Há 10 anos, uma das filhas da matriarca, Raquel Ferreira Sousa, assumiu a empresa e deu um upgrade na produção. Hoje, são 3.000 peças fabricadas por mês para empresas de vários portes e segmentos. Os cortes e acabamentos são feitos na fábrica, onde estão 12 colaboradores; as costuras são terceirizadas.

A empresária acredita que a produção ficará estável neste ano, mas, em 2017, espera crescer 40%. Muito em função do apoio que sempre recebeu do Sebrae. "O Sebrae é um velho parceiro que está nos ajudando a montar o nosso e-commerce. Há 12 anos participo de um grupo deles exclusivo para o meu setor, que muito nos tem ensinado. No ano passado, o Sebrae nos levou à China. Sou praticamente uma sócia deles", reconhece.

Além da Preta do Coco e de Raquel Sousa, outra empresária de sucesso apresentará sua trajetória vitoriosa à assistência: Jael Pifano, que vai narrar como construiu o Salão Jael e Equipe, um dos principais institutos de beleza de Juiz de Fora.


Com informações do Sebrae

ACESSA.com - Mulheres empreendedoras falam sobre cases de sucesso na pr?xima segunda em JF