Segunda-feira, 21 de novembro de 2016, atualizada às 13h37

Black Friday: lojas antecipam descontos de até 50% em Juiz de Fora

Da redação

Com a proximidade da Black Friday, data internacional de promoções que ocorre na próxima sexta, 25 de novembro, o comércio juiz-forano começa a se preparar para atender ao público. A estratégia é atrair o consumidor antecipando as ofertas com descontos que podem chegar a 50%.

Numa loja de eletrônicos e instrumentos musicas na Rua São João, no centro da cidade, a proposta é manter descontos de até 40% na quarta, quinta, e sexta, como explica o gerente de vendas Eduardo Fernandes. "Vamos tentar esquentar um pouco o comércio", conta. "Nessa última semana, o movimento foi menor do que nós esperávamos. Vamos oferecer descontos e financiamentos especiais para produtos específicos, podendo prolongar a promoção até sábado."

Também na rua São João, uma loja de roupas e acessórios já está em promoção desde sexta-feira, com preços até 50% mais baixos. A expectativa de vendas da gerente Magda Alvim é boa. "As pessoas aproveitam os descontos para antecipar as compras do Natal", esclarece. A ideia é manter a promoção até o próximo sábado, 26. "O movimento na sexta e no sábado foi bom, as pessoas já esperam essa data e ficam na expectativa. O mês de outubro não foi satisfatório, mas estamos esperando um crescimento nas vendas."

Na rua Halfeld, uma loja de celulares também se antecipou e iniciou a semana de promoções no sábado, aderindo à "Black Week", como conta o gerente Douglas Dias. "Colocamos descontos de 25 a 30% em alguns aparelhos, e vamos manter até a próxima sexta", explica. A loja participa do movimento Black Friday desde seu surgimento no Brasil e os resultados são positivos. "Nossa expectativa é um crescimento em torno de 30% com a promoção", afirma.

Segundo Emerson Belotti, presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora, a data é produtiva por conta da proximidade com fim do ano. "É um atrativo interessante para compras antes do Natal, e acaba entrando como um calendário de promoções", avalia. Belotti destaca que setores como vestuário e eletroeletrônicos são bastante beneficiados pela Black Friday, além do aumento de movimento nos shoppings. "Os shoppings da cidade estão com horários mais dilatados, alguns comerciantes decidiram estender a promoção para outros dias... a expectativa é boa, pra que a gente tenha um Natal não tão complicado."

Em acordo entre o Sindicomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Juiz de Fora (SEC-JF), as lojas varejistas na cidade estarão autorizadas a funcionar das 8h às 20h na sexta-feira. Na sexta e no sábado, os shopping centers poderão funcionar das 10h às 23h.


ACESSA.com - Black Friday: lojas antecipam descontos de at? 50%