Decoração

Por

Decore sua casa com um lindo aqu?rio
Voc? n?o vai gastar mais que 30 minutos, no m?s, para cuidar do peixinho... Quanto menor o aqu?rio, mais trabalho!

Djenane Pimentel
03/11/04

O bi?logo Celso Varela Rios d? dicas para quem est? querendo comprar um aqu?rio: fala sobre peixes, alimenta??o e limpeza. Confira!

Al?m de um belo enfeite para decorar a casa, todos que possuem aqu?rios afirmam que a presen?a de um peixinho (ou v?rios) no dia-a-dia transmite paz e bem-estar fora do comum.

Se voc? sempre gostou de aqu?rios, mas tinha medo de possuir um, chegou a hora de realizar o sonho e, talvez, at? come?ar um novo hobby.

O arquiteto Klaus Chaves Alberto informa que a primeira coisa a fazer, quando se decide comprar um aqu?rio, ? saber exatamente onde coloc?-lo. "Deve-se respeitar quest?es t?cnicas, como o local de passagem numa casa. ? importante colocar o aqu?rio em um lugar onde n?o atrapalhe ningu?m", avisa.

Segundo ele, existem clientes que gostam de exibir o aqu?rio em uma sala, por exemplo, para poder dividir com os amigos a beleza que possui em casa. "Por outro lado, existem os introspectivos, que n?o gostam de chamar a aten??o e preferem o aqu?rio no quarto, como se fosse um quadro em movimento", diz.

Algumas pessoas, mais ousadas, dir?amos, possuem aqu?rios como se fossem verdadeiros quadros, em suas paredes. Um projeto deste porte, de acordo com Klaus, ? simples, dependendo somente de uma boa execu??o do vidro com a alvenaria. "Por?m, pode ser um pouco complicado no momento de se retirar o aqu?rio para limpar, ou mesmo se houver a necessidade de alguma manuten??o na parede, como a pintura, por exemplo".

Tamanho n?o ? documento
"O tamanho do aqu?rio tamb?m deve ser bem pensado, n?o s? pelo espa?o que vai ocupar, mas tamb?m pelo trabalho que pode dar", ressalta Klaus.

Mas, segundo o bi?logo e propriet?rio da loja Aquacenter, Celso Henrique Varela Rios, a verdade ? que quanto menor o aqu?rio, mais trabalho ele dar?, e n?o o contr?rio.

"Aqu?rio pequeno d? mais trabalho, por v?rios motivos: a ?gua fica suja r?pido, deve-se limpar com mais freq??ncia, e o peixe fica mais agressivo e estressado, podendo morrer com mais facilidade. Al?m disso, se a pessoa erra na quantidade de comida, o que ? normal ocorrer at? que se aprenda direitinho, em um aqu?rio pequeno a ?gua vai ficar turva, dar mal cheiro e pode matar o peixe. J? no aqu?rio grande, isso passa despercebido", informa Celso.

O bi?logo, que pratica o hobby do aquarismo desde os quatro anos de idade, n?o aconselha aqu?rios muito pequenos, ainda mais para os leigos. Mas, se a pessoa n?o tiver muito espa?o para ocupar um aqu?rio maior, ele d? a dica: "Neste caso, seria interessante o Beta, um peixe agressivo, que n?o se d? bem com os outros e tem que ficar sempre sozinho. Mas ele ? muito bonito, colorido, e possui barbatanas grandes, que chamam a aten??o", diz.

Um aqu?rio de 20 a 25 cm ? suficiente para o peixe Beta, que pode viver uma m?dia de tr?s a cinco anos. Se o cliente quiser uma aqu?rio comunit?rio, com v?rios peixes, Celso aconselha os que v?o de 50cm at? 1,5m, caso tenha espa?o suficiente. "A manuten??o ? m?nima, se resume a 30 minutos por m?s", garante.

Celso esclarece, para os que t?m medo de comprar um aqu?rio, que ? preciso desmistificar que aquarismo d? muito trabalho e que peixes morrem facilmente. "Tenho peixes, em casa, com 12 anos de idade. Acima de tudo, ? preciso que o lojista saiba dar orienta??o ao cliente. Ele deve sempre informar, tendo em vista d?vidas como a alimenta??o dos peixes; qual o melhor lugar para se colocar o aqu?rio; que tipo de aqu?rio ? o ideal para aquele tipo de cliente etc".

Segundo Celso, muitos lojistas n?o sabem informar ou n?o t?m a vis?o de que mais vale vender um aqu?rio e passar dez anos vendendo ra??o, peixe e equipamentos para este cliente, do que vender um monte de aqu?rios sem dar as informa?es corretas. "Os peixes destes clientes v?o acabar morrendo; eles voltam e compram novamente, uma ou duas vezes, mas logo desistem. Da? a fama de dif?cil e o enfraquecimento do hobby", destaca.

Leia Mais:

  • Conhe?a o passo-a-passo para ser um aquarista
  • Cuidando do seu aqu?rio

  • Dica: Voc? pode encontrar mais informa?es sobre este tema no endere?o: www.aquaonline.com.br.