Suporte Online

Por

Prote??o extra ACESSA.com apresenta mais uma op??o em seu servi?o antispam, para que os usu?rios fiquem livres dessa praga virtual

Ricardo Corr?a
Rep?rter

Eles vieram junto com as maravilhas da internet, para tirar a seguran?a, o espa?o na caixa postal e a paci?ncia do internauta. Os chamados spams, emails indesejados, normalmente de publicidade, invadiram a rede, e sua utiliza??o cresce proporcionalmente ? utiliza??o da web pelo mundo.

Por causa disso, mais do que permitir que o usu?rio receba os emails, os provedores precisam criar ferramentas que permitam o bloqueio de endere?os que possam trazer transtornos e dor de cabe?a para seus usu?rios. ? por isso que muitos provedores, principalmente os pagos, utilizam programas e configura?es conhecidas como "antispam".

Os usu?rios da ACESSA.com j? possu?am uma prote??o eficiente. Mas agora existe ainda mais uma op??o para barrar os emails indesejados. A chamada "prote??o extra", soma-se ?s cinco pol?ticas de barramento (saiba mais) e ?s listas "branca" e "negra" como nova op??o para que o usu?rio decida o que quer e o que n?o quer receber em sua caixa postal.

Atualmente, os usu?rios j? escolhiam uma entre as cinco pol?ticas, que v?o de "nenhuma" at? "radical". Na primeira, todos os emails s?o liberados. Na outra, todos s?o barrados. O sistema de lista branca e negra funciona para excluir emails dos filtros dessas pol?ticas. Os endere?os que s?o colocados na lista branca s?o liberados sempre. Aqueles que o usu?rio colocar na lista negra sempre ser?o barrados antes de chegar ? caixa postal.

A nova pol?tica

A nova pol?tica antispam para usu?rios da ACESSA.com, denominada "Prote??o Extra", pode ser ativada a partir da pol?tica m?dia. ? um recurso ? mais, que foi desenvolvido com base no estudo das caracter?sticas dos spams normalmente enviados pela internet.

De acordo com o gerente de Suporte da ACESSA.com, Henrique Castanon, a "Prote??o Extra" funciona pelo sistema conhecido como "greylist". Esse sistema bloqueia qualquer email que n?o esteja na lista branca. Isso acontece no primeiro envio por parte do remetente. Ele ser? retido e, na segunda tentativa, ser? liberado. De acordo com Henrique, servidores bem configurados repetem o envio por v?rias vezes, at? conseguir enviar.

"Estudos que foram feitos mostram que os spams, normalmente, s?o enviados de servidores mal configurados. Ou seja, que s? tentam enviar uma vez. Ent?o essa forma de bloqueio ? bem eficiente nesse caso", explica o gerente de Suporte, que lembra um detalhe importante da utiliza??o dessa pol?tica.

"Como ele faz o bloqueio do primeiro envio, o email s? chegar? quando o servidor tentar enviar de novo. Se o servidor faz isso de dez em dez minutos, o email demorar? dez minutos para chegar", explica Henrique Castanon.

A op??o por receber os emails no tempo normal, ou permitir o atraso para ter mais seguran?a ? do usu?rio, mas Henrique Castanon d? uma dica:

"Se o usu?rio quiser ele pode ativar a prote??o extra, mas deve colocar endere?os de email que s?o muito importantes para ele na lista branca. A? eles ser?o liberados sem passar por esse filtro, e n?o ir?o atrasar", conta.

As outras pol?ticas j? existentes

Al?m dessa nova forma de prote??o, que o usu?rio pode escolher se quer ou n?o utilizar, o antispam da ACESSA.com j? trabalha com outras ferramentas. Existem cinco op?es de pol?ticas que o internauta conectado pela ACESSA.com pode utilizar, ativando-as atrav?s da zona restrita aos assinantes.

Na op??o "Nenhuma", todos os emails que o usu?rio receber ir?o para sua caixa postal, sem filtragem. Se o usu?rio escolher a op??o de prote??o "Fraca", cerca de 25% dos spams ser?o bloqueados. Apenas aqueles que, de acordo com regras das listas internacionais, tiverem algum ind?cio de spam ? que ser?o bloqueados. Essa prote??o funciona com a detec??o de endere?os, emails, dom?nios e express?es comuns e caracter?sticas de spams. Neste caso, tanto a lista branca quando a lista negra ser?o desativadas.

Na prote??o "M?dia", 50% dos spams, em m?dia, ser?o interceptados. Todos os emails que forem enviados de servidores sem nome v?lido junto aos ?rg?os competentes de registro s?o barrados. A lista negra tamb?m funciona neste caso. Na pol?tica "Forte" o sistema segue o mesmo padr?o e 75% dos spams, em m?dia, s?o bloqueados.

O usu?rio pode ainda optar pela op??o "Radical". Como o pr?prio nome j? diz, ? a mais forte de todas as pol?ticas de barramento. Todos os emails ser?o bloqueados, a menos que estejam na lista branca. Os que estiverem a?, s?o liberados, os outros, independente do que sejam, n?o chegar?o ? caixa postal.

Se os spams s?o muitos, hoje na internet, as op?es para barr?-los, para os clientes da ACESSA.com, tamb?m. Basta escolher a que melhor se adapta ao que voc? pretende. Para ativar as prote?es ? s? ir at? a ?rea de Assinantes e clicar na op??o "Antispam", abaixo, ? direita.


Se voc? ? usu?rio ACESSA.com e tem outras d?vidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h.