Fábio Acahui Fábio Acauhi 22/3/2010

Conheça as 10 características dos vendedores campeões

Imagem ilustrativa de um vendedor co faixa de campeãoParar para fazer uma auto-análise de sua carreira é uma das grandes qualidades de um profissional e, diga-se de passagem, que é um dos principais fatores que o difere de um profissional de baixo e médio desempenho.

As dez característica que vou citar agora foram extraídas de pesquisas que realizo internamente em diversas empresas de vários seguimentos na qual tenho a honra de trabalhar com aprimoramento contínuo.

Os profissionais que mais se destacam em qualidade e número seguem incrivelmente a risca as seguintes características:

1 – São apaixonados por vendas, fazem com prazer o que gostam e estão sempre motivados e entusiasmados.

2 - São extremamente zelosos e conscientes que as vendas não ocorrem de uma hora para outra, sendo assim, trabalham para que as mesmas aconteçam sempre.

3 - Investem constantemente na carreira, agregando conhecimento a fim de aumentar o seu nível de competência e agem proativamente.

4 – Na mente dele o que manda é a relação ganha-ganha. Assim, fazem do seu trabalho de vendas uma consultoria para orientar e facilitar a aquisição do cliente.

5 – São emotivos na hora certa e vibram com o sucesso de cada cliente sabendo que o seu é uma consequência natural.

6 - Têm objetivos claramente definidos e metas bem estabelecidas que buscam cumprir à risca, conquistando sempre o que desejam. São extremamente organizados e com um apurado censo de planejamento. Se destacam e são facilmente vistos porque fazem do tempo um aliado, por isso são produtivos.

7 - Gostam muito de gente, são especializados em vendas relacionais e conquistam facilmente a simpatia dos prospect´s/clientes.

8 - São anti-individualismo, trabalham bem em equipe e primam por uma relação mais saudável.

9 - São éticos com os concorrentes e fieis a empresa que trabalham. Não perdem tempo e energia falando mal, ao contrário, analisam o que eles fazem e procuram sempre superá-los.

10 - São proativos em fechar negócios. Sabem que a decisão de compra no final de tudo é do cliente, mas também sabem que construir uma boa proposta de valor facilita a visão que o cliente tem dos benefícios que o produto proporciona.

Ter essas dez características intrínsecas na sua personalidade profissional é o papel do vendedor moderno.

Muito sucesso e boa$ vendas$


Fábio Acauhi é palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem