Negócios
Fábio Acauhi Fábio Acauhi 30/8/2010

Oito conselhos para a excelência em vendas

Dicas escritas num quadro negroEstude – Conhecer os produtos na qual você comercializa é fundamental para uma perfeita explanação dos benefícios que o seu proporciona. Estude o mercado e os serviços relacionados ao produto que você vende e entenda o que os seus concorrentes fazem. Conheça e coloque em prática o que você aprende e, principalmente, saiba bem quem são seus clientes.

Network - Conheça muitas pessoas e faça-se conhecido por elas – Conhecer as pessoas que podem te abrir portas é de suma importância, entretanto, é importante fazer com que as pessoas conheçam bem a você. Se fizer muito bem aquilo pelo qual você se propõe a fazer, as pessoas certamente vão te indicar para outros serviços.

Saiba algo mais do que simplesmente suas funções – Cada colaborador ou colega de trabalho são profissionais com suas individualidades, mas os cargos e funções não são perpétuos. Sua empresa corre o risco de pessoas adoecerem, serem demitidas, etc. Uma vez quer você sabe fazer algo mais relacionado à sua empresa suas chances de ter sucesso e ser reconhecido são muito maiores.

Motive-se, trabalhe com entusiasmo e alegria – Maus pensamentos, stress desnecessários, cara feia, olhar para baixo, ombros caídos e reclamações vão te levar para apenas uma lugar: - um abismo profissional quase que sem volta.

Mantenha distância de pessoas negativas que não te acrescentam em nada – Mau humor e maus pensamentos contaminam, fofocas e "disse-me-disse" se espalham como uma praga, intrigas e dissensões destroem e, pessoas pessimistas, destroem a sua alegria e seu bem estar. Escolha uma vida mais saudável com amigos que realmente queira o seu bem.

Faça muito mais com muito menos – Administre melhor o seu tempo, aperfeiçoe processos, evite desperdiçar e cuide das suas ferramentas de trabalho, essas são obrigações de quem se mantêm em alto nível profissional, sempre obtendo bons resultados.

Ajude e seja prestativo – Quando as pessoas percebem que você verdadeiramente se mostra interessado em ajudar, elas ficam gratas e sentem que precisam lhe retribuir de alguma maneira.

Declare seu amor pelo que faz – Existem duas verdades aqui: a) Faça o que você ama e não vai precisar trabalhar um dia sequer e, b) Se você faz o que faz porque não tem outra opção, faz obrigado; mude de ramo para não morrer de stress e se passar por mal profissional. Gostar do que faz é o princípio mais básico que existe. Agora, se você realmente ama sua profissão expresse para as pessoas esse amor e como se sente realizado fazendo o seu trabalho. Sua vida será ainda mais feliz, as coisas darão certo e as pessoas vão te trazer sempre novos clientes.

Espero que você realmente coloque essas dicas em prática. Eu as coloco e tento ao máximo viver o que prego; os resultados de cada uma dessas dicas aparecem em minha vida profissional gradativamente o que me faz crer no que escrevo e ainda mais:

- Me faz crer que vai dar resultado para você também!

Um grande abraço em todos e muito sucesso.



Fábio Acauhi é palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem

 

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.