Roberto Monti Roberto Monti 7/3/2013

Profissional de vendas, supere a timidez

VendedorGrande parte das pessoas considera-se um pouco tímida, mesmo sem ter um comportamento introvertido. Todos nós já nos sentimos, em maior ou menor grau, embaraçados em determinadas situações que poderiam ter sido de falar em público, apresentar um projeto aos colaboradores, discutir um novo produto, novo desenvolvimento etc.

O coração dispara, a voz treme, a transpiração aumenta... São os mais comuns sintomas que as pessoas apresentam ao passarem pela desconfortável experiência de exposição pública. Para alguns, isto é passageiro, mas, para outros, se torna um drama com sérios reflexos negativos na vida pessoal e como profissional de vendas. O temperamento pode ser definido com base nos estados de espírito que fazem parte de nossa vida e cada um de nós tem certa dose emocional.

De acordo com Jerome Kagan, existem quatro tipos de temperamento: o melancólico, o ousado, o otimista e o tímido – cada um influenciado por diferente padrão de atividade cerebral. Assim, diz Kagan, nós estamos dirigidos pelo temperamento para responder aos problemas enfrentados em nossa vida de forma negativa ou positiva, que surge no primeiro ano de vida, o que nos faz crer que realmente é determinado pela genética. Podemos alterar os padrões emocionais com uma variedade de possibilidades dentro das limitações genéticas individuais. As aptidões emocionais não são um fato determinado – podem ser aperfeiçoadas com o aprendizado certo.

A timidez, que está presente em cerca de 13% de nossa população, é um dos pontos fracos mencionados em pesquisa que apontou também a ansiedade e a falta de experiência profissional como fatores negativos na condução de uma empresa. Nos Estados Unidos, gasta-se 1/3 dos recursos no tratamento das doenças psiquiátricas apenas na chamada "fobia social". De acordo com estudos de especialistas americanos em farmacoeconomia, a timidez é o terceiro fator mais importante na determinação da remuneração de profissionais, ficando atrás apenas do sexo e da raça, pois, por não reclamar, o tímido aceita os menores salários, as menores comissões e as tarefas mais ingratas.

A timidez é um sinônimo de inibição. A causa da timidez é o medo do desconhecido. Você já reparou que o tímido tem medo do futuro? Que questiona até a capacidade de manter o sucesso conseguido, levando uma vida reclusa, apática e ausente do ambiente?

De acordo com L. C. Martins em seu recente livro, Como corrigir a timidez (BrLetras, 2005, RJ), "Na realidade, a timidez é um estado de ansiedade deflagrado a partir dos nossos medos e preconceitos, principalmente com relação à imagem das outras pessoas. Nada mais do que isto. Quando modificamos a imagem dessas pessoas(...) esse medo deixa de ter sentido".

Profissional de vendas, leia com atenção e veja o que pode ser melhorado na sua vida profissional.


Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

ACESSA.com - Profissional de vendas, supere a timidez