Roberto Monti Roberto Monti 14/01/2014

Faça o telefone trabalhar por você!

TelefoneO uso do telefone – fixo ou celular por meio dos inúmeros planos corporativos - é uma arte, não se engane a respeito disto. Seu custo operacional, se controlado adequadamente traz vantagens para a empresa, ganhando tempo, estabelecendo prioridades, negociando acordos, aumentando a eficiência da força de vendas e realizando a correta administração da produtividade.

Pelo telefone você pode desenvolver uma nova idéia de produto, discutir as condições de venda e atender qualquer necessidade do Cliente.

A finalidade básica da chamada telefônica é dar, receber informações e persuadir; podemos dizer que o seu maior impacto é persuadir, convencer.

O sistema de telefonia facilita o relacionamento com os Clientes que desejam esclarecer dúvidas, pedir informações de preços de seus produtos e serviços. Proporciona também respostas rápidas que podem solucionar muitos problemas em pouco tempo, não importando a distancia entre a empresa e o Cliente sendo um instrumento que gera resultados imediatos e contínuos deve ser usado de forma profissional.

Ao atender ou efetuar uma chamada telefônica você pode conquistar ou perder definitivamente um Cliente - é um momento único e irreversível.

O Cliente sempre exige um bom atendimento e o Princípio da Qualidade ensina que devemos fazer certo na primeira vez, pois em muitas oportunidades não temos uma segunda chance.

Você está com tudo o que é necessário para fazer a chamada ou recebê-la?

- Tabela de preços, folhetos informativos, especificações, caderno para anotações de recados, etc.

Para desenvolver uma atitude positiva ao telefone é fundamental que o responsável organize os pensamentos, conheça os objetivos do telefonema e antecipe as dúvidas que poderão ocorrer durante a chamada, seja claro e saiba ouvir não interrompendo o Cliente.

Dependendo dos recursos de sua empresa e da capacitação de seu funcionário o uso do telefone em conjunto com a informática com certeza trarão enormes benefícios para sua empresa e seu Cliente agilizando a tomada de decisões e satisfazendo as duas partes.

Profissional de Vendas: Você está preparado para esta ação?


Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000

Faça o telefone trabalhar por você

ACESSA.com - Fa?a o telefone trabalhar por voc?!