Especial Noivas 2006


Originalidade e qualidade devem ser pensadas com antecedência

Repórter: Fernanda Leonel
Edição: Ludmila Gusman
Designer: Lívia Mattos

Em tempos de editores de imagem e gráficas com as mais avançadas técnicas de impressão em qualquer tipo de papel, distribuir um convite de casamento original fica cada vez mais possível. Nessa hora, vale a famosa frase de Lavoisier: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Gastar a sola do sapato rodando pelas gráficas para conhecer opções ou criar novos convites a partir da junção de outros pode ser uma das melhores formas de se decidir pelo modelo dos sonhos.

De acordo com Aline Toledo, responsável pelo setor de convites de uma gráfica da cidade, a procura pela originalidade tem sido cada vez mais comum. Nos últimos dez anos, e mais intensamente, nos últimos cinco, é cada vez maior o número de pessoas que procuram a diferença no hora de contar a data e a hora do "dia D".

Na procura pelo original, o formato do convite é o primeiro a ser repensado. Nada de envelope tamanho carta, branquinho... Vale recortar quadrados, tiras, formas de proporções que se assemelham à polígonos. Há ainda sugestões mais ousadas, de quem fez o seu convite em forma de caixa e até mesmo de revista.

Os envelopes também ajudam no diferencial. Coloridos, de papel reciclado, com os nomes dos noivos fazendo textura do lado de fora. Vale tudo! Detalhes na parte externa do convite também podem ser conseguidos com adesivos, fitas e também com recortes diferenciados na aba da parte superior do envelope.

O papel da impressão também pode ser sinônimo de diferença. No caso dos reciclados, existe a possibilidade de se criar texturas ou de se adicionar fibras, por exemplo, que criam resultados bastante originais. Mas os papéis reciclados, apesar de ecologicamente corretos e de serem reaproveitados não estão entre os mais baratos, ao contrário do que muita gente ainda pode pensar. Eles só perdem para os papéis classificados como importados no rankingdos cifrões. São artesanais e por isso, quando utilizados em escala maior, tendem a ter seu preço aumentado.

As opções mais baratas de papel são o linho, o antílope e o vergê. Nesses casos, se eles forem brancos ou cremes, melhor ainda. Cor e preço são fatores de influência diretamente proporcional. Você pode também inovar no texto do seu convite. Coloque dizeres mais modernos, que fujam do tradicional nome dos pais que convidam e etc e tal. Quer sugestões? Anote algumas possibilidades para começar apresentando seu casamento:

"Escolhemos o dia 11, o mês cinco, o ano de 2006 e a hora de número 19 para ser nosso momento. Não deixe de comparecer porque vai ser a última chance de você nos ver solteiros. Depois, só vai ouvir falar em felizes para sempre e em uma linda cerimônia religiosa..."

"Eu sei que você não acreditou. Mas depois de tanto tempo, paramos de nos enrolar. Agora é pra valer. Mas só vai acontecer se você estiver lá..."

"Parabéns! Você foi selecionado entre muitas pessoas que passaram por nossas vidas para poder estar ao nosso lado nesse momento tão especial. Esperamos por você"

Mas, independente de qual vai ser o detalhe do convite no qual você pretende caprichar, é certo que você não pode perder os prazos de vista. Como o "bom tom" do casamento manda entregar os convites da cerimônia faltando no máximo, 30 dias para a data, é preciso fazer as contas.

A gráfica precisa de uma certa folga para executar o trabalho e para de repente, conseguir o material que você escolheu. Se você ainda for entregar para uma calígrafa, some mais 15 dias no prazo, no mínimo. Resumindo: não deixe para ir na gráfica há menos de dois meses e meio do seu casamento.


Av. Barão do Rio Branco, 2390 - Centro - 36.016-310 - Juiz de Fora - MG - Fone: (32)2101-2000 | (32)3691-7000