Est?v?o Teixeira
Lan?amento de novo CD comemora Bodas de Prata

Ludmila Gusman
19/12/01

"A m?sica de Est?v?o Teixeira rola das montanhas e invade os domic?lios com rosas e rezas, coment?rios e suspiros, ?gua benta de rio que corta a cidade com a mesma naturalidade de um vira-lata atravessando a rua..."

Nada melhor que as palavras do grande m?sico, Jo?o Bosco, para definir o que representa a m?sica do flautista juizforano. A afirma??o vai ainda mais longe quando Bosco aposta que Est?v?o Teixeira ser? considerado um dos maiores nomes da M?sica Popular Brasileira. E n?o ? ? toa que ele ? bem visto pelos m?sicos de renome do pa?s. ? algu?m que gosta do que faz, que vibra ao sentir cada nota, cada m?sica capaz de encantar ?s pessoas.

O amor pela arte musical ? tanto, que ele se recorda, exatamente, do dia e da hora que ganhou a primeira flauta transversa e, de quem recebeu a primeira flauta doce. "Eu me lembro como se fosse hoje. Foi no dia 3 de janeiro de 1976, ?s oito horas da noite. Antes, meus pais haviam me presenteado com a flauta doce, em seguida ganhei a transversa", comenta.

A partir da?, Est?v?o n?o parou mais. A flauta tornou-se sua grande aliada. O terceiro CD de sua carreira musical j? est? pronto e foi feito, especialmente, em comemora??o aos 25 anos de profiss?o. "Bodas de Flauta" foi poss?vel com o apoio da Lei Murilo Mendes de Incentivo ? Cultura. Foram tr?s meses de dedica??o com a colabora??o de dez m?sicos, que segundo o flautista, foram essenciais para o resultado satisfat?rio. A banda ? formada por Crist?v?o Bastos (piano), Jurim Moreira (bateria) e Adriano Giffoni (baixo). Al?m deles, as m?sicas contam com participa?es especiais do seu irm?o, Bilinho Teixeira (viol?o), e dos amigos Br? (percuss?o), Juarez Moreira (guitarra/viol?o), Toninho Oliveira (acordeon), Odette Ernest Dias (flauta), Kim Ribeiro (flauta) e Luciano Vaz (violoncello).

Todas as can?es do novo trabalho s?o de autoria do flautista, que em suas apresenta?es toca tamb?m outros sucessos da MPB. Na capa do CD (foto), gravado, mixado e masterizado no Nave St?dio de Juiz de Fora, est? o retrato de Estev?o Teixeira, numa bela pintura ? ?leo feita pelo artista pl?stico Carlos Bracher .


Clique na imagem para ouvir a primeira faixa do CD, Buena Vista Juiz de Fora

Grava?es com m?sicos consagrados
A dedica??o pela arte ? uma caracter?stica marcante do flautista juizforano. Antes de concretizar o sonho de gravar um CD in?dito, com composi?es pr?prias, Est?v?o Teixeira lan?ou dois discos. O trabalho, que inaugurou sua carreira, foi ?Flauta no Choro?, consagrado em 1984 pela gravadora CID. Esse foi o ?nico da carreira gravado em LP. O segundo disco, ?Flauta Brasileira?, veio 15 anos depois, em 1999.

Neste, o flautista interpreta cl?ssicos da MPB sob a dire??o musical de Jaime Alem, em companhia de importantes m?sicos: como Crist?v?o Bastos (piano), Adriano Giffoni (baixo), Jurim Moreira (bateria), Nivaldo Ornelas (sax), Bilinho Teixeira (viol?o), Nico Assump??o (baixo), Alexandre Carvalho (guitarra), M?rcio Malard (violoncelo), Chico Pupo (vocal), Chacal (percuss?o), dentre outros.

E agora o terceiro - ?Bodas de Flauta? - que, segundo o m?sico, vem concretizar um sonho. Est?v?o Teixeira sente orgulho ao contar sobre cada um de seus trabalhos e garante que todos tiveram um valor especial.

Uma vida dedicada ? m?sica
S?o 25 anos de carreira, muita hist?ria pra contar. Durante toda a sua trajet?ria musical, o sucesso do flautista foi confirmado pela capacidade de deixar cheia as casas por onde apresenta seus shows em Juiz de Fora. Muitas delas, fazendo temporadas de sucesso, atraindo quem aprecia um boa m?sica instrumental.

O incentivo pela arte veio do conv?vio familiar, formando o primeiro grupo musical com seus irm?os: "Os Unidos do Abacateiro". Come?ou como percussionista e depois tornou a flauta sua grande aliada. Ainda crian?a, Est?v?o Teixeira freq?entou os estudos no Centro Cultural Pr?-M?sica. Mais tarde, seguiu para o Rio de Janeiro, onde concluiu a Faculdade de M?sica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). L?, o flautista trabalhou como m?sico contratado da TV Educativa (TVE), al?m de atuar na noite musical com importantes m?sicos da sua gera??o. Foi aluno de Ian Guest e, no saxofone, tem como mestre o instrumentista mineiro Nivaldo Ornelas.

Sua hist?ria n?o p?ra por a?. Al?m de despertar a aten??o pela magia de sua m?sica, o flautista trabalhou tamb?m como transcritor de m?sicas para os Songbooks de Caetano Veloso e para os 5 volumes de Bossa Nova produzidos por Almir Chediak. Atualmente, Estev?o ? professor de Flauta Transversa do Conservat?rio Estadual de M?sica Haid?e Fran?a Americano ? Juiz de Fora MG, onde aplica o m?todo "TEDEM" - (TECLADO DID?TICO PARA O ENSINO DA M?SICA), que ele mesmo criou.

Quem quiser saber mais sobre o m?sico, e seus discos anteriores, pode acessar o endere?o http://www.artnet.com.br/~estevao. O trabalho atual, tamb?m ser? divulgado num projeto mais ousado em que o CD ?Bodas de Flauta?, ou as m?sicas, separadamente, poder?o ser vendidos em MP3 pela Internet.

Leia Mais:
Est?v?o e o Grupo Rabo de Lagartixa em turn? pelos Estados Unidos