Declamar
Grupo resgata o prazer da poesia em movimento

Fernanda Monteiro
26/04/04

Assista a uma canja do espet?culo Mesti?os do grupo Declamar.
Clique no ?cone ao lado.

Veja!

H? quatro anos, Teka e os companheiros do Declamar levam aos palcos, escolas, faculdades, eventos e empresas o que eles chamam de recital teatralizado.

Trata-se de uma mistura de poesias, contos, hist?rias e m?sicas interpretados de maneira bem humorada, embora respeitando as nuances dos originais.
Ali?s, conseguir passar as peculiaridades, as entrelinhas do texto ? um dos trunfos do grupo.


O Declamar (foto acima) atualmente ? composto por Teka Figueira (atriz), Ricardo Santos Xavier (m?sico), Dudu Jr (m?sico) e Ricardo Martins (ator).

A primeira forma??o, de sete anos atr?s, inclu?a Teka, Ricardo Martins, Cristiano, Felipe e Gustavo Gerhein do Teatro Academia (foto ao lado).



O in?cio
A princ?pio, os integrantes se reuniam para pesquisar e estudar textos liter?rios. Mas a paix?o pela palavra e a vontade de dar movimento a ela fez com que eles tomassem coragem para reinventar o palco. "N?s ?ramos pessoas que faziam teatro, gostavam de fazer poesia e m?sica e quer?amos levar isso para o palco", define Teka. E isso se formalizou em 2000, quando fizeram uma homenagem ao professor e estudioso do folclore Henrique Weitzel, chamado Pura mineirice, com poemas de juizforamos e m?sicas de Milton Nascimento.


Destaques
Com o tempo, o espet?culo original ganhou novas poesias, causos, contos e m?sicas, transformando-se em uma cantata, em um recital teatralizado que recebeu o nome de Coisas de Minas, o carro-chefe do grupo.

Outro trabalho marcante foi o M?ltiplo e desarticulado, que recebeu o incentivo da Lei Murilo Mendes. O espet?culo trata da vida e obra de Murilo Mendes atrav?s das palavras do poeta. "Tivemos a casa cheia em toda a temporada, com duas sess?es seguidas para atender a todo o p?blico", lembra Teka.


O percussionista Ricardo Xavier lembra com carinho de Mesti?os, espet?culo que conta a hist?ria da Am?ria Latina, atrav?s de sua musicalidade (veja uma amostra gr?tis do espet?culo clicando aqui). Dudu e seu viol?o, acostumados com rodas de choro e samba, chegam para integrar o Declamar em 2003 com Carnaval de todos os tempos, um tributo a Ary Barroso. "Os m?sicos nos trouxeram a maleabilidade de mexer com os tons", avalia Teka.

Hoje
Teka, uma das funadoras do grupo, hoje tem dedica??o exclusiva ao Declamar. "Sou apaixonada pela palavra, seja na poesia, na m?sica, no teatro. Gosto de transformar a palavra em coisa viva. Onde vou, o que eu fa?o, penso no Declamar", conta a atriz. O grupo se apresenta constantemente em locais p?blicos e privados e cria um novo show para cada ocasi?o.

"N?s temos a preocupa??o de devolver ? poesia o prazer da conversa. Uma das ocasi?es de maior satisfa??o foi quando uma jovem disse que estava assistindo ao espet?culo pela segunda vez que por causa dele comprou seu primeiro livro de poesias", recorda Teka.