Thiago Miranda Em dois anos de carreira, ele conseguiu ser um dos nomes
mais conhecidos e procurados dos happy hours juizforanos

Fernanda Leonel
Rep?rter
17/05/2006

Clique no ?cone ao lado para ouvir Thiago Miranda interpretando Chico Buarque de Hollanda. A justificativa da escolha da m?sica e do cantor voc? confere ao longo da mat?ria.

Dizem que m?sica est? no sangue. Que n?o desanime quem sonhe em trabalhar com esse of?cio e que n?o tenha nascido no meio de instrumentistas, mas a hist?ria do juizforano Thiago Miranda prova que a hereditariedade pode trazer componentes sonoros.

Thiago vem de uma fam?lia de m?sicos. E nessa ?rvore geneal?gica, tem tia, tio e at? av? que foi estrela da R?dio Carioca na ?poca de ouro do r?dio brasileiro.

Ele conta que todos os parentes, sempre que se reuniam pareciam j? dizer "oi cantando". "A musicalidade dos nossos encontros sempre foi fant?stica. Era muito som, vindo de todos os lados. A gente adorava tudo".

O que n?o faz a hist?ria ?bvia, est? no fato de Thiago n?o ter sido criado pela fam?lia da m?e, que domina essa linhagem sonora. Ele cresceu entre os parentes do pai, que, pelo contr?rio, queriam que o menino se espelhasse nos "apertos" dos m?sicos da fam?lia para seguir outro caminho.

Mas a gen?tica falou mais alto. O menino que j? era famoso em todos os condom?nios que passou, com o t?tulo de cantor de chuveiro (Thiago comenta que sempre era parado no elevador pelos vizinhos que vinham com a perguntinha b?sica: ? voc? o menino que canta no chuveiro? Eu j? te ouvi) resolveu tocar viol?o. E foi assim, com o viol?o emprestado por um amigo, que a carreira do artista juizforano come?ou.

Ele conta que ficou aproximadamente dois anos aprendendo sozinho. Comprava uma revistinha de cifras daqui, ouvia uma dica dali, at? segundo ele "perceber que n?o podia e nem queria ficar estacionado". Tomou a decis?o de cursar aulas e foi parar no Pr?- M?sica, onde ao lado do professor Marcelo Gon?alves, define que amadureceu musicalmente.

Destino ac?stico

Reza a lenda que Thiago Miranda chegou para o professor de m?sica e disse: por favor, quero que voc? me prepare para que eu possa tocar viol?o em barzinhos. Ele diz que queria se apresentar na noite e que n?o queria ficar dependente de outros m?sicos.

E foi assim que, apostando no futuro, ele dedicou grande parte do seu tempo no aperfei?oamento profissional. Talento e dom a parte, a hist?ria tamb?m tem um outro componente que, segundo o artista, n?o pode deixar de ser citado.

Um anjo da guarda chamado Cl?udio Coelho ouviu sua voz e resolveu apostar na carreira de Thiago: pegou o jovem cantor, o levou at? uma loja de instrumentos musicais e emprestou dinheiro para que ele comprasse os seus instrumentos de trabalho.

Com instrumentos na m?o ele partiu para noite e hoje comemora as datas na agenda sempre lotada. Dois anos depois da visita ? loja de instrumentos musicais ele ? um dos m?sicos mais conhecidos da cidade quando o assunto ? "circuito barzinho". Pare e pense: quantas vezes voc? j? n?o foi jantar ou fazer aquele happy hour e se encantou com a voz grave desse menino?

Carreiras, pol?micas, futuro

O cantor e instrumentista nem sempre est? sozinho. Ao lado de outros artistas da cidade, tamb?m conhecidos na noite, como Salim, Alexandre Cort?s, Lula Ricardo e Pollyane Carvalho, ele est? sempre inovando repert?rios e apresentando novidades ao p?blico.

Ali?s, essa ? segundo o pr?prio Thiago, uma de suas maiores preocupa?es. Apresentar novidades, fazer diferente, dar personalidade a m?sicas para que o p?blico reconhe?a nas can?es que ele "trabalhou", sua indentidade musical.

A id?ia do artista juizforano ? sempre trabalhar os arranjos, a din?mica e at? mesma inserir m?sicas incidentais nas m?sicas do repert?rio, para que elas ganhem a cara dele.

Nessa mesmo linha de pensamento est? a defini??o do estilo musical defendido por ele: uma MPB mutante, que transita entre o conte?do e o tradicionalismo da velha guarda, e a f?cil assimila??o das influ?ncias da jovem m?sica brasileira de Lenine e Zeca Baleiro, por exemplo.

Mas Thiago Miranda tamb?m ? tributo a artistas consagrados, mesmo que para ele a inten??o n?o tenha sido exatamente homenagear. Um dos shows mais conhecidos e apresentados pelo cantor, ? o Thiago Miranda interpreta Chico Buarque. Para quem conhece a hist?ria musical do artista, isso j? pareceu imposs?vel.

Thiago n?o gostava de Chico Buarque de jeito nenhum. Conta que ainda no Pr?- M?sica foi obrigado pelo professor a levar um CD para casa para ouvir algumas coisas: "voc? n?o quer aprender a tocar viol?o? Tem que aprender a tocar Chico para ser completo", brincava Marcelo Gon?alves.

Parece brincadeira, mas n?o ?. Thiago conta que levou o disco para casa e que n?o conseguiu ouvir nem uma faixa. "N?o conseguia ouvir aquela voz dele", afirma. Insist?ncias e insist?ncias depois, resolveu montar um show desafio: cantar o que admirava do compositor, transformando o que n?o gostava da interpreta??o vocal do tropicalista.

A vontade gravar um CD com m?sicas pr?prias est? entre os planos do cantor. Apesar de ainda n?o revelar uma data espec?fica, ele promete que no m?ximo, em dois anos, os f?s j? v?o poder contar com um trabalho gravado in?dito e talvez at? autoral.

Questionado sobre o futuro, Thiago ? enf?tico: "quero continuar trabalhando com m?sica. Se eu n?o estiver cantando quero estar produzindo. Eu preciso disso pra viver", diz.