Gin?stica de Trampolim
Procura pela gin?stica de trampolim aumenta, em Juiz de Fora,
ap?s sucesso da ga?cha Daiane dos Santos

S?lvia Zoche
11/08/04

Os professores e t?cnicos de equipes de trampolim: os irm?os Deber Zambelli e Wanderson Zambelli falam da procura pela gin?stica e como ? o treinamento

Ou?a! Ou?a!

Divulga??o Del?rio, empolga??o e vontade. Estas s?o as sensa?es que a garotada de Juiz de Fora e do Brasil inteiro sente ao ver Daiane dos Santos, a primeira ginasta a executar o salto de nome complicado: duplo twist carpado. Este exerc?cio recebeu a nota Super E (grau m?ximo de dificuldade) e batizado pela Federa??o Internacional de Gin?stica com o nome "Dos Santos".

Em Juiz de Fora, a modalidade de gin?stica praticada ? a de trampolim (disciplina da gin?stica art?stica em que o atleta executa saltos acrob?ticos no trampolim, duplo mini trampolim e tumbling) diferente da ol?mpica. Como explica o professor e t?cnico, Deber Zambelli, (foto abaixo) as duas modalidades possuem os mesmos elementos, mas em aparelhos diferentes. Mesmo assim, a procura pelo esporte tem aumentado na cidade.

Deber Zambelli e algumas 
de suas alunas

No n?cleo de esporte - escola Estadual Jos? Eutr?pio - em que Deber d? aula, ele percebeu que a procura quadruplicou. "Depois que a Daiane saiu na m?dia, divulgou mais a gin?stica. Eu tinha 30 alunos, hoje eu tenho 120 no n?cleo e no col?gio em que dou aula, eu tenho 60 alunos. A procura est? muito grande e eu acho que a gente da gin?stica tem que aproveitar isso", diz.

O professor e t?cnico, Wanderson Zambelli, (foto abaixo) tamb?m percebeu um aumento significativo na procura pelo esporte. Segundo Wanderson, as meninas s?o as que mais t?m interesse pela gin?stica, mas os garotos passaram a se interessar mais pelo esporte este ano. "Aqui no col?gio em que dou aula j? n?o tem vaga", fala.

Wanderson Zambelli e 
uma de suas alunas

A gin?stica, independente de ser ol?mpica ou de trampolim, exige treino, disciplina e garra, porque se o objetivo ? ganhar, ? importante tamb?m que o atleta saiba perder e isso exige controle psicol?gico.

Wanderson exemplifica com o caso de uma aluna que fazia gin?stica, h? alguns anos, mas desistiu, por n?o ag?entar a press?o psicol?gica das competi?es. Deber fala de um aluno seu que sempre ganhou medalha de ouro. Quando ficou em 2? lugar em uma competi??o, n?o parou de chorar e precisou conversar com a psicopedagoga do col?gio.

Talento
O mais indicado ? que o atleta comece neste esporte quando ainda ? crian?a. Wanderson explica que os pequenos n?o t?m medo das acrobacias. "Quando a gente come?a a ensinar, eles n?o t?m muita no??o de risco e com os maiores temos que trabalhar o medo". O mais novos na turma de Deber est?o com cinco anos e na de Wanderson, com tr?s. Mas isto n?o impede que garotos de 12 anos ingressem neste esporte. Acima de tudo, ? preciso talento.

Segundo Deber, os pr?prios pais j? percebem se a crian?a leva jeito para gin?stica. "Eles v?em se ela ? agitada, corre muito, pula demais e possui flexibilidade", diz.

Mas antes ? preciso pedir exames m?dicos para saber se a crian?a est? com a sa?de em ordem e depois ? feito um teste f?sico com o t?cnico. Estando apta, a crian?a pode ir para a escolinha ou equipe. "A crian?a tendo talento, vai direto para equipe. Por exemplo, o vice-campe?o brasileiro Rafael Barbosa, de 10 anos, tem somente quatro meses de gin?stica. Ele completou a minha equipe masculina", diz orgulhoso.

Divulga??o Foto: ACESSA.com

No caso de Daiane, Deber diz que ela ? uma atleta de alto n?vel por ter talento, for?a de explos?o grande e for?a de vontade. "Ela j? fez v?rias cirurgias no joelho e uma recente agora em junho, mas acho que se ela for para final, ser? primeiro lugar. Ela tem for?a de vontade para lutar e ir em frente".

Treino
Os treinos dos atletas s?o intensificados quando est? pr?ximo de competi?es. Os exerc?cios acontecem, geralmente, de segunda a s?bado, com descanso no domingo e cerca de tr?s horas di?rias de atividades.

Mas antes ? necess?rio aquecer o corpo, no m?nimo, 15 minutos antes de saltar. De acordo com os t?cnicos, a crian?a aquece o corpo r?pido por ser mais flex?vel. A partir dos 13 anos, ? preciso aquecer de 30 a 40 minutos.

Como os atletas de Deber e de Wanderson est?o na faixa est?ria entre cinco e doze anos, os campeonatos tornam-se muito cansativos e as crian?as ficam nervosas. "S?o crian?as pequenas e n?o ag?entam carga excessiva de treino", diz Deber.