Fernando Ribeiro
O mestre da t?cnica e da disputa no taekwondo

Colabora??o:
*Renata Silva
21/09/04

Mestre Fernando Ribeiro fala sobre os benef?cios da pr?tica do taekwondo e aponta os resultados f?sicos adquiridos com a arte marcial

Ou?a!

Foto Divulga??o Ningu?m pode imaginar que uma pessoa calma e de voz serena iria se interessar pela pr?tica do taekwondo. Pois acredite! Foi assim que aconteceu com Fernando Moreira Ribeiro, h? 25 anos. Ele se apaixonou pelo esporte no ano de 1978, quando o gr?o-mestre, Jung Roul Kin, ministrou uma palestra em Juiz de Fora.

"Assistia a filmes de artes-marciais e gostava do assunto", recorda. Ap?s a palestra, Fernando continou a pesquisar sobre a modalidade e deu in?cio a sua carreira esportiva. O f? dos filmes de Bruce Lee tornou-se personagem principal de uma hist?ria real: a do taekwondo nacional.

At? a 4? faixa branca, Ribeiro contou com o guru Jung Roul. Atualmente, ? faixa preta 5? DAN e t?cnico da Sele??o Juizforana de Taekwondo. Seu nome carrega tamb?m a responsabilidade pelo desenvolvimento dos atletas Siloe Maldonado , Rafael Albuquerque, Gabriel Ribeiro, Douglas Lima Machado, Thiago Guimar?es, Rafael Neves, Marcelus Batista, Adriano Pereira, Jos? Osmar de Souza, Luiz Renato Siqueira, Emerson de Castro Cruz, Nilsom Carlos Lacerda, Alan de Oliveira, Mary Lucia de castro, S?rgio de Souza e Robson de Almeida.

Vida de Mestre n?o ? nada f?cil
Para chegar a essa posi??o, Mestre Fernando esbarrou por muitos obst?culos que permeiam a vida dos atletas brasileiros. A falta de apoio e patroc?nio s?o os principais fatores apontados por ele. No entanto, o t?cnico ressalta tamb?m a falta de uma estrutura maior para o incentivo aos atletas. "Precisamos de um trabalho amplo, que envolva o Estado, empres?rios, imprensa e a sociedade em geral", completa.

Apesar das dificuldades, ele encontrou uma alternativa que reuniu sobreviv?ncia e realiza??o pessoal. "Optei pelas aulas para conseguir uma forma de renda. Infelizmente, n?o d? s? para ser bom, precisamos de treinar e ter patroc?nio para participar das competi?es", diz.

Os destaques
A carreira dupla de t?cnico e atleta trouxe ao mestre muitas conquistas. No ano de 1996, ele levou para casa o t?tulo de Campe?o Mineiro e Brasileiro de Taekwondo. Agora em 2004, conquistou o Campeonato Mundial Open em Curitiba.

O pionerismo marca tamb?m sua trajet?ria, onde Fernando foi o 1? ?rbitro internacional brasileiro nato a atuar em um Campeonato Mundial oficial pela The World Taekwondo Federation.

Como t?cnico, comemorou a classifica??o de Fl?via Moreira para os jogos Sulamericanos em Cuenca - Equador e de Thais Soares Ventura para o Mundial em Stambul. Os atletas Ant?nio M?rcio e F?bio Carlos Lucas s?o tamb?m motivo de muito orgulho para o t?cnico. O primeiro conquistou o t? Trof?u de Melhor t?cnica da Eo-c Copa, j? o segundo foi medalha de ouro no mesmo campeonato.

Renata Silva ? estudante do 7? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF.