Franklin William
Advogado concilia o Direito com a pr?tica da capoeira

Colabora??o:
*Renata Silva
19/11/04

No v?deo o capoeirista aponta os principais benef?cios do esporte e convida os internautas para participarem dos treinos!

Veja!

Foto Divulga??o Voc? j? imaginou ter um advogado capoeirista? Ou ent?o... um professor de capoeira advogado? ? isso mesmo o que acontece com Franklin William, que durante o dia usa terno e gravata para exercer a profiss?o formal e ? noite n?o abre m?o de colocar seu abad? para participar dos treinos e rodas de capoeira.

Desde menino, ele ? apaixonado pela pr?tica e fez dela uma causa de vida. Em 1984, foi um dos primeiros alunos a integrar a turma do Mestre Pinheiro, no Col?gio Academia. "Comecei a treinar pelo gosto da capoeira como brincadeira, como esporte mesmo", recorda. O que ele n?o imaginava era que passaria toda a sua adolesc?ncia envolvido com aulas, encontros, rodas e viagens relacionadas ao esporte.

Passados 20 anos de muita disciplina e treino, Franklin n?o consegue enxergar sua hist?ria sem a capoeira. "Com ela conheci diferentes lugares e pessoas", diz. Prova disso, est? na participa??o de encontros com representatividade internacional, como os de Cuiab?, Bras?lia, Una?, Rio de Janeiro e Salvador.

Escola Senzala
O contato com outros grupos de capoeira gerou em Franklin o desejo de expandir seus horizontes. A partir da?, ele e os amigos Celinho, Juca, Rodrigo, Darci e Coqueiro resolveram criar uma filial do grupo Senzala (RJ), em Juiz de Fora.

Em 1994, procuraram o apoio do respons?vel pela escola, o Mestre Peixinho e fundaram o grupo mineiro. Segundo William, o objetivo era trazer novas t?cnicas para a cidade, visando o aperfei?oamento dos participantes.

A Senzala est? espalhada pelo mundo inteiro com filiais em Portugal, Ucr?nia, Fran?a, Alemanha e Holanda. Inclusive um dos fundadores do grupo juizforano, o Coqueiro, est? ministrando aulas na "terrinha purtuguesa".

Atualmente, a Escola disponibiliza turmas para crian?as, jovens e adultos, al?m de realizar um trabalho social nas comunidades carentes. H? projetos para a realiza??o de cursos particulares de capoeira, no estilo "personal traineer".

Amor pela ginga
Franklin e o mestre
Paulo dos Anjos O advogado-professor destaca a lealdade e a boa conduta como os principais t?picos da filosofia capoeirista. Para os interessados em ingressar na modalidade, ele aponta o desempenho f?sico e social como uns dos grandes ganhos do esporte. " A capoeira ajuda na sociabiliza??o, principalmente das crian?as, pois ? um esporte que n?o d? pra fazer sozinho", garante.


A liberdade de expressar sentimentos, atrav?s da composi??o de m?sicas, e a habilidade com os instrumentos musicais s?o outros pontos positivos. A concentra??o tamb?m ? desenvolvida por meio de t?cnicas espec?ficas para cada movimento. Nessa hora, Franklin afirma que o vale mesmo ? a disciplina do atleta. "Na capoeira, nem sempre o mais forte supera o fraco", refor?a.

Renata Silva ? estudante do 7? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF.