Thiago Machado
Triatleta juizforano se destacou no esporte e figurou entre os cinco melhores do pa?s. Ele faleceu em 2005.

Djenane Pimentel
Rep?rter
28/02/05

Thiago Machado. Site
www.carloseugenio.com.br Melhor do que ser um atleta... ? ser um triatleta! Que o diga o juizforano Thiago Machado dos Santos, que figura entre os cinco melhores do esporte no pa?s. O vice-campeonato sul-americano e o quarto lugar no campeonato brasileiro, t?tulos conquistados em 2004, fazem de Thiago um dos esportistas mais promissores do triatlo, atualmente, al?m de ser orgulho para Juiz de Fora.

O jovem, que passa dias e dias treinando duro, tem se destacado cada vez mais nas v?rias competi?es em que participa, ficando quase sempre nas primeiras coloca?es. E n?o ? pra menos. Thiago segue uma rotina di?ria de exerc?cios e determina??o. N?o d? para ficar doente e muito menos sentir pregui?a. "Quando pinta o cansa?o, n?o p?ro para pensar muito, porque sen?o desisto", afirma. "O jeito ? colocar logo o t?nis, a roupa, e pegar a bicicleta".

Para ele, correr ? a parte mais dif?cil do esporte. "Acho que tenho um pouco de dificuldade na parte da corrida, mas tento sempre me aprimorar nisso, sem deixar de lado a nata??o e o ciclismo, claro".

Come?ou cedo
Thiago Machado. Site
www.rio.triathlon.com.br O atleta, de 29 anos, come?ou a pedalar e nadar com seis. Mas o triatlo s? foi aparecer na vida de Thiago em 97. "Antes, eu havia sido campe?o mineiro e bicampe?o brasileiro de Mountain Bike (Junior). Representei o pa?s em mundiais no Canad?, Fran?a e Alemanha", conta.

De 1998 a 2001, ele tamb?m fez parte da equipe de nata??o do Clube Bom Pastor e chegou a ser vice-campe?o mineiro de 1.500 metros. J? o triatlo come?ou meio que por divers?o. "Participei de um campeonato e gostei do clima, das pessoas", diz. "Como j? nadava e pedalava, foi mais f?cil".

Em 1998, participou do mundial, na Austr?lia. Desde ent?o, os treinos v?m se intensificando. Mas, foi em 2000 que o triatleta come?ou a receber os bons resultados do trabalho cont?nuo. "Fui campe?o carioca e fiquei em 4? lugar em uma prova internacional, em Caiob? (Paran?)", conta.

Patroc?nio
Thiago, em segundo lugar.
Site www.carloseugenio.com.br O atleta, que tem como "patrocinadores" as empresas Light Speed e Rede Sempre, afirma que n?o recebe sal?rio. O patroc?nio vem por meio de ajuda em viagens e materiais esportivos. A multinacional Light Speed fornece os equipamentos - como a bicicleta em que treina, que custa em torno de 16 mil reais - al?m de cobrir as viagens dentro e fora do pa?s. A Rede Sempre tamb?m patrocina as viagens. Em JF, ele tamb?m tem o apoio de duas academias - Maximus e Bodytech, onde treina todos os dias.

"Tive duas boas not?cias, na semana passada: de que a Light Speed quer continuar o patroc?nio, e que a Mizuno tamb?m est? interessada", informa.

Thiago tamb?m est? pleiteando o Bolsa-Atleta, benef?cio do Minist?rio do Esporte para os esportistas que n?o possuem patroc?nio. Segundo ele, como estas empresas n?o lhe pagam um sal?rio fixo, ? poss?vel que esta bolsa seja conseguida em breve.

Dia a Dia
Triatlo - modalidade: nata??o. 
Site www.rio.triathlon.com.br Vencer j? faz parte do curr?culo do triatleta Thigo Machado dos Santos. Mas, para isso, o jovem tem que fazer sacrif?cios. Um dia na vida de Thiago ? muito diferente da de qualquer outro ser humano "normal".

Segundo ele, sua rotina ? acordar por volta de 7h30, tomar um caf?, comer uma fruta, e sair para correr. Depois de correr entre 18 e 25 Km (em m?dia), ele retorna para casa, e, a? sim, toma um caf? mais refor?ado. ?s 11h, vai para o clube, nadar. Depois de 40 minutos de alongamento e 7 mil metros percorridos na piscina, o atleta finalmente almo?a. Mas n?o muito, porque n?o pode estar com a barriga cheia para o terceiro treino do dia - o ciclismo.

Depois de descansar um pouco, ap?s o almo?o, Thiago sai novamente, desta vez com a bicicleta, ?s 15h30. Roda, em m?dia, 80km, na BR 040. Todos os dias, sem descanso. Quatro vezes por semana, ele ainda faz um ?ltimo treino, ? noite: 10 Km de corrida.

Triatlo - modalidade: ciclismo.
Site www.rio.triathlon.com.br "Quando as competi?es t?m datas pr?ximas, eu procuro for?ar mais no in?cio da semana e treino at? seis horas por dia. J? na quarta, quinta e sexta, treino de duas a tr?s horas; e, no dia da competi??o, uma horinha s?", conta.

O treino de Thiago ? mais intenso - sete horas por dia, todos os dias - quando as competi?es s?o intercaladas por um per?odo maior. Segundo ele, no ano passado, o descanso foi m?nimo: sete dias, durante o ano todo.

Thiago diz que, mesmo cansado, o segredo ? n?o pensar muito. "No meio do treino, o seu humor j? muda, melhora. Exerc?cio s? faz bem". O atleta explica que, se em um determinado dia, sente que seu corpo n?o est? bem, ele tenta ag?entar, mas n?o for?a al?m do necess?rio. "Fa?o o que der para fazer, mas, pelo menos, n?o fiquei parado de tudo", acrescenta.

Divers?o sim
Thiago Machado Thiago esclarece que, mesmo com toda a disciplina do mundo, n?o deixa de lado alguns passatempos. "Nos fins de semana, gosto de sair com meus amigos, comer chocolate, beber refrigerantes, ir ? churrascarias, tomar uma cervejinha, de vez em quando. Claro que isso n?o faz parte da minha rotina, mas n?o posso ficar 'bitolado', sen?o..."

Se nos s?bados e domingos, a regra muda, durante a semana ? outra coisa. "Procuro me regular mais, mas, mesmo assim, como de quatro a cinco mil calorias por dia". Tudo isso? "? porque gasto muito tamb?m", ele avisa.

N?o bastasse os treinos, o triatleta conta que adora m?sica e ainda participa da Orquestra Sinf?nica do Pr?-M?sica, dedicando-se uma hora por dia aos estudos do Obo?. "Ainda n?o consegui fazer nenhuma apresenta??o, por causa do triatlo, mas freq?ento todas as aulas".

Futuro
Thiago Machado. Site
www.carloseugenio.com.br Este ano, Thiago j? participou de algumas competi?es, que lhe renderam frutos. Venceu a 1? Etapa do Estadual de Aquatlo de Niter?i; ficou em segundo lugar no Triathlon de La Paz, na Argentina; e obteve o quinto lugar na 17? edi??o do Sesc Triathon de Caiob? (PR), onde diz n?o ter se sentindo muito bem.

Agora, o atleta se prepara para obter melhores classifica?es no ranking mundial, e para uma competi??o, que se inicia no pr?ximo m?s, onde ser?o selecionados cinco atletas para compor uma sele??o permanente de triatlo. Ent?o, corre, Thiago! Porque, para n?s, s? nos resta esperar... e torcer.

*O atleta faleceu durante um treinamento em 2005