Maratonistas da UFJF
Juntos h? dez anos, funcion?rios da Universidade optam pelo maratonismo e conquistam vit?rias

Rita Couto
*colabora??o
23/04/2005

A sugest?o de Paulo Alves (foto ao lado), ex-juiz de futebol, foi o ponto de partida para a forma??o da equipe de maratonistas-funcion?rios da UFJF. Amantes dos esportes, os atletas viram no atletismo a oportunidade de manter um bom preparo f?sico e fazer a Universidade mais conhecida no meio esportivo.

Os treinos come?aram e a paix?o pelas corridas foi aumentando cada vez mais. Preocupado em ter um preparador f?sico que orientasse a equipe, Paulo, por ser funcion?rio do RU (Restaurante Universit?rio), se fez conhecido entre os profissionais da Faculdade de Educa??o F?sica, que se interessaram pelo projeto, reconheceram o esfor?o do grupo e ofereceram ajuda. Ultrapassando os limites do apoio dado pela faculdade, os atletas alcan?aram o incentivo da pr?pria UFJF, da Funda??o de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extens?o (Fadepe) e at? do Sindicato dos funcion?rios da Universidade.

Al?ando v?o
No in?cio, a equipe pretendia participar apenas de corridas em Juiz de Fora e nas cidades vizinhas, mas o apoio financeiro da UFJF permitiu a participa??o em competi?es conhecidas nacionalmente, como a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte e Corrida de S?o Silvestre, em S?o Paulo, na qual a equipe j? conquistou oito medalhas.


No entanto, a maior conquista dos atletas foi fazer o nome da UFJF conhecido no Comit? Internacional de Atletismo, atrav?s da vit?ria na I Meia-maratona Internacional do Rio de Janeiro. "Sempre pensamos nisso, nas nossas reuni?es fal?vamos da vontade de fazer a Universidade mais conhecida. O nosso sonho foi fazer mais, correr fora, no exterior, levar o nome da Institui??o para mais longe. N?o sa?mos do pa?s, mas o nome da UFJF ficou conhecido", relata Paulo Alves.

Segundo o maratonista Wildisney Alonso, a Universidade ofereceu apoio no momento em que mais precisavam e a equipe retribui esse incentivo com a seriedade com que trata o esporte, o respeito ? pr?pria UFJF e a divulga??o do nome da Institui??o.

Bem-estar
Alonso diz que a maior satisfa??o dos atletas ? o bom estado f?sico. As vit?rias s?o apenas um complemento ? alegria que cada maratonista sente quando, ao fazer um check-up, o m?dico afirma que sua sa?de ? compar?vel a de um jovem de 20 anos.

Al?m de um corpo saud?vel, o esporte tamb?m contribui na integra??o social dos atletas - "por onde n?s passamos tem algu?m que nos conhece" - revela Paulo.

Responsabilidade
"A corrida ? o tipo de esporte que depende s? de voc?. Se voc? treinar devagar, corre devagar. Se treinar com velocidade, vai correr com velocidade", conta Alonso. O atleta diz que ? preciso renunciar muitas coisas para melhorar o condicionamento f?sico e a responsabilidade com o cumprimento dos hor?rios ? imprescind?vel. "Se n?o treino de manh?, treino na hora do meu almo?o ou depois do expediente", completa.

Al?m do compromisso com o treinamento, os marotonistas t?m que ficar atentos ? alimenta??o, principalmente antes dos treinos e na v?spera das competi?es. "Nada de carnes, refrigerantes e muita gordura. O ideal ? uma refei??o bem balanceada, com muito suco natural e ?gua", diz Paulo.

Rita Couto ? estudante do 3? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF.