Marcos Vin?cius Rodrigues
Executivo ensina forma original de karat? em Juiz de Fora

Rita Couto
*colabora??o
31/05/2005

Marcos Vin?cius Rodrigues fala da origem do okinawa goju ryu karate jutsu. Clique e ou?a!

Ou?a Majestic!

Formado em Administra??o e Comunica??o Social e diretor de uma empresa em Juiz de Fora, Marcos Vin?cius Rodrigues (foto ao lado) ? tamb?m praticante de okinawa goju ryu karate jutsu, uma das linhagens de karat? mais originais existentes no mundo.

O primeiro contato com essa arte marcial aconteceu quando Marcos era ainda crian?a.
"Eu ia, todos os anos, passar as f?rias no Rio de Janeiro na casa de uma tia e l? eu conheci uma fam?lia cujo pai era japon?s e estava ensinando a arte marcial para o filho", lembra o Marcos.

"Como minha tia era muito amiga da fam?lia, o pai do garoto come?ou a me ensinar o karat? e quando as f?rias acabaram eu passei a freq?entar aulas regulares", completa.

Visita ao Jap?o
Depois de anos de treino, muita for?a de vontade e j? com os diplomas das duas faculdades, Rodrigues vai para o Jap?o se aprimorar ainda mais no karat?. A oportunidade de visitar o pa?s surgiu por causa de um emprego.

"A empresa onde eu trabalhava mantinha rela?es com uma ind?stria japonesa e assim eu tive contato com o chefe da delega??o do Jap?o que estava aqui no Brasil. Prestei assessoria t?cnica e pessoal para ele, levava at? os filhos para passear no zool?gico", conta Marcos.

"Os japoneses, apesar de serem muito fechados, s?o pessoas que t?m muita gratid?o. Ent?o, quando terminou o tempo de estada da delega??o aqui no Brasil, o chefe me chamou para ir para o Jap?o e eu aceitei. Fiquei l? 40 dias passeando e praticando karat? e japon?s", relata.

Repassando a t?cnica
H? 30 anos Marcos divide seu tempo entre o trabalho, a fam?lia e as aulas de karat? que ministra.

"N?o ? muito dif?cil conciliar todas essas atividades. Eu trabalho durante o dia e dou as aulas ? noite. A fam?lia fica um pouco prejudicada, mas eles j? se acostumaram. Eu acredito que ensinar essa arte seja a minha miss?o", revela.

O atleta j? formou tr?s pessoas que, com ele, ensinam a t?cnica do okinawa goju ryu karate jutsu para os juizforanos. "Hoje temos aproximadamente 150 alunos, mas a procura ainda ? pequena", conta.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido v?m sendo recebido aos poucos.
"Tenho um aluno que est? no Jap?o para estudar e l? entrou em um campeonato universit?rio e ganhou. Ali?s, ele ganhou todos em que se inscreveu. A banca dos jurados at? perguntou onde ele aprendeu a t?cnica, que ainda tem a forma original e n?o ? mais encontrada entre os japoneses", finaliza.

Benef?cios do Karat?
Segundo Marcos Vin?cius Rodrigues, o okinawa goju ryu karate jutsu tem a fun??o que o praticante quiser atribuir a ele, dentre elas h? as facetas:

Desportiva: atrav?s de campeonatos, torneios, tem-se a oportunidade de conhecer outras pessoas, disputar, perder e ganhar
Educativa: especialmente para as crian?as, o karat? pode ser um complemento ? educa??o f?sica e moral dada pelos pais
Ter?pica: o okinawa goju ryu karate jutsu ajuda na respira??o, na portura do corpo e no equil?brio mental de quem pratica
Defesa Pessoal: o karat? pode ser uma alternativa para diminuir o medo da viol?ncia
Recreativa: s?o usados m?todos l?dicos para ensinar a t?cnica para as crian?as
Filos?fica: a pessoa busca uma melhoria de vida se unindo ao que acredita.

Rita Couto ? estudante do 3? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF.