Banda Di?fano
M?sica negra e protesto social

Deborah Moratori
31/01/03

"...sou negro, sou do Brasil
e quero ser um homem em paz
n?o nego minha raiz
quero liberdade para ser feliz..."

H? quase dois anos na estrada, Kleber Oliveira (vocal), Paulo Ricardo (guitarra), Francis Leonardo (batera), Jorge Gomes (percuss?o) e Elton Gomes (baixo) quando sobem ao palco s?o promessa de muita m?sica, mas tamb?m n?o deixam de lado o tom de protesto.

Entre uma e outra batida do mais puro reggae de raiz, curiosidades sobre os artistas que a banda interpreta e mensagens contra o preconceito. "A gente sempre procura estar conscientizando o p?blico sobre os problemas que enfrentamos", diz o guitarrista da banda, Paulo Ricardo. O culto ? religi?o tamb?m ? assunto constante nas apresenta?es da banda. "A religi?o ? importante, independente de qual seja a cren?a", completa.

Identidade
A banda foi criada no final de 1999 pelo vocalista e guitarrista Kleber Oliveira juntamente com o guitarrista Paulo Ricardo, f?s dos ritmos jamaicanos. O desejo familiar - todos os integrantes s?o primos - de formar um grupo acabou fazendo com que o baixista, Elton Gomes, e Kleber Oliveira e Francis Leonardo, que at? ent?o moravam em Petr?polis, viessem a se juntar com os idealizadores da banda.

Reunido o grupo, faltava um nome para a banda. A id?ia era escolher um que representasse perfeitamente a ess?ncia da banda, da? veio o nome Di?fano. Transpar?ncia e translucidez: adjetivos com os quais os integrantes do grupo se identificam.

Paulo RicardoJorge GomesElton GomesKleber Oliveira
*Passe o mouse na foto para ver quem ? quem.

Rastafari vibration
O repert?rio do grupo mostra sucessos de grandes nomes do reggae como Bob Marley, Peter Tosh, Israel Vibration e tamb?m de bandas nacionais como Tribo de Jah e Natiruts. Gil e Djavan tamb?m est?o presentes.

Nas apresenta?es, n?o faltam consagrados sucessos como Is this love (Bob Marley), Get up and dance (The Mellodians), Umbush (Culture), Palmares (Natiruts), Rigueiros Guerreiros (Tribo de Jah), al?m das composi?es pr?prias do grupo: Curumba e Sou Negro.

A can??o Curumba, composta pelo vocalista da Di?fano, conta a hist?ria do dia-a-dia dos integrantes da banda e suas dificuldades, numa ?poca em que 80% do grupo estavam sem emprego. Em tom de protesto, Sou negro de Paulo Ricardo, cultua a raiz negra e brasileira da m?sica e da pr?pria banda. Para ver a letra de Curumba, clique aqui.

O que ser? do amanh?...
Para este ano, a banda promete n?o decepcionar seu fiel p?blico. Al?m da finaliza??o do cd e aperfei?oamento das composi?es pr?prias, os componentes do grupo est?o com um projeto de reunir em um espa?o diferentes bandas da cidade com objetivo assistencial de arrecada??o de alimentos para fam?lias carentes.