Com?rcio de Juiz de Fora apresenta opções variadas para o Dia dos Pais

Por

Dia dos Pais com variedade de opções em Juiz de Fora Do tradicional ao mais moderno, o comércio de Juiz de Fora oferece alternativas para todos os gostos

Marinella Souza
Repórter
28/7/2009

No próximo dia 9 de agosto, papais de todas as idades serão celebrados na data que foi escolhida para o Dia dos Pais. O comércio de Juiz de Fora já começa a preparar as alternativas para que os filhotes encontrem o presente mais adequado.

Uma pesquisa realizada pelo Sindicomércio revela que o comércio da cidade não está muito otimista em relação às vendas para essa data. Apenas 45% dos comerciantes esperam que as vendas aumentem em relação ao mesmo período de 2008. O presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti, explica o porquê dessa cautela. "Os empresários do comércio estão com o pé no chão em relação à instabilidade gerada pela crise, mas ao mesmo tempo estão conscientes da nossa realidade. O comércio da cidade parou de demitir e isso é bom sinal. É sinal de que as coisas tendem a melhorar e recuperar o ritmo até o fim do ano."

A pesquisa realizada pelo Sindicomércio mostra que as intenções de compra dos filhos ficam por conta dos presentes mais tradicionais como roupas, sapatos, celulares e perfumes. No entanto, para quem quer fugir disso, existem muitas opções interessantes, que prometem fazer a alegria do paizão nessa data tão especial.

O portal ACESSA.com foi às ruas da cidade em busca de sugestões de presentes para os pais mais jovens, de até 30 anos, para aqueles que estão entre 30 e 50 anos e para os que estão na melhor idade, acima dos 50. As opções variam entre os itens que ocupam destaque na pesquisa do Sindicomércio e outras sugestões mais modernas e criativas para quem já está cansado de repetir presentes todos os anos.

De acordo com Beloti, o Dia dos Pais, embora seja uma data em que as vendas não são tão boas quanto as do Dia das Mães, conta com uma vantagem. "A data coincide com as promoções de inverno e o consumidor tem a chance de comprar produtos bons a preços melhores ainda". comenta.

Presentes tradicionais

As roupas são sempre a primeira ideia que passa pela cabeça dos filhos na hora de escolher o presente para o Dia dos Pais. Tanto que é a escolha de 41% dos entrevistados pela equipe do Sindicomércio. Mas, que tipo de roupa é o mais adequado para cada fase da vida paterna?  A vendedora Daiane Martins da Silva separou três modelos que atendem às expectativas masculinas em três fases distintas.

"Para os pais de até 30 anos, o ideal é um tricô com capuz e uma calça estilo sairuel, acompanhada de um sapatênis para dar um ar mais moderno e despojado. Dos 30 aos 50, sugere-se um look mais tradicional, mas não muito careta, como esse que preparamos, com um jeans, uma camisa de tecido e um blazer." Para os pais que estão acima dos 50 anos, Daiane separou peças que sejam mais confortáveis, com um toque clássico. "Calça de sarja com corte mais tradicional e um tricô são a melhor pedida para essa idade", diz.

Com 30% das intenções de compra, os calçados são o segundo colocado na pesquisa ,e a escolha para os pais mais jovens é o sapatênis. Segundo o gerente de uma loja de calçados da cidade, Nélson de Brito, esse estilo de calçados faz uma linha mais esporte, que agrada em cheio os jovens. "Basta colocar na vitrine que sai", comemora. Para Beloti, a preferência por roupas e calçados se deve ao caráter prático desses produtos. "É a melhor alternativa para quem não tem tempo de pensar muito. São produtos duráveis e necessários", acredita.

Para os pais que estão na chamada meia idade, a linha mais fina é a mais indicada, com sapatos mais clássicos. E para os pais que estão com mais de 50 anos, o que impera é mesmo o conforto. Portanto, para atender a esse público, nada melhor do que os sapatos tipo sapatilha com pele de carneiro. "É ideal para quem tem problemas de saúde como o diabetes e não pode machucar o pé de jeito nenhum", explica.

Para quem quer deixar o seu genitor bem cheiroso, opções não faltam. A vendedora Mônica Cristina Silva comenta que existe uma fragrância especial para cada fase da vida. "Para os mais jovens, uma linha mais fresca, com notas mais cítricas. Para os mais velhos, fragrâncias mais sofisticadas, com fundo mais doce como chocolate e geleia de morango. E para os que estão num momento mais tranquilo da vida, o ideal são notas de frescor com o fundo de madeira ou musgo", ensina.

Se o seu pai faz o tipo que adora celulares, o vendedor Augusto Edgar Miranda tem opções muito interessantes para mantê-los conectados o tempo todo. "Normalmente, os homens mais jovens preferem os celulares que oferecem um maior número de configurações, como uma câmera fotográfica de boa resolução, capacidade de memória grande, MP3, etc. Os que estão na faixa dos 40 a 50 anos quase sempre preferem aparelhos mais simples, só mesmo para receber ligações. Já os mais velhos buscam a simplicidade do manuseio, com poucas configurações", orienta.

Opções inovadoras

Alguns pais não se enquadram no perfil dos que gostam de presentes tradicionais. Para esses, muitas são as alternativas criativas que prometem agradar em cheio. De porta-retratos a artigos esportivos, existem diversas formas de presentear essa pessoa tão importante numa data especial.

Para quem tem um pai jovem, que é aficcionado por tecnologia, a gerente de vendas de uma loja de presentes da cidade, Maria Elisa Jaber, recomenda um kit de produtos que vai deixá-lo muito feliz. "Temos uma linha de produtos voltados para informática, que conta com capa para laptop, pen drive em formatos variados e um despertador de helicóptero", conta.

Além disso, para os mais sofisticados, que não abrem mão de um bom vinho, Maria Elisa sugere um jogo de ferramentas para vinho em uma embalagem com formato de uma garrafa. Para os mais velhos, a linha retrô tem tudo para ser o presente ideal. "Outra boa opção é um porta-retratos no formato de um disco de vinil com uma garrafa e duas taças de vinho alusivas à data", sugere. São presentes que aliam a originalidade à praticidadeao bom gosto.

Para os pais que fazem um estilo mais clássico, a vendedora Adriana Cunha sugere para os mais jovens, um canivete suíço ou um isqueiro Zippo alusivo ao Beatles. "Para os que estão entre 30 e 50, o jogo de carteira e chaveiro são bem legais. E para os que estão acima disso, a caixa que vem com jogo de baralho, dados para pôquer e bloco de anotações é uma ideia muito bacana e que agrada bem."

Para aqueles que se enquadram no perfil  mais esportivo e aventureiro, quem dá as dicas é o vendedor Filipe Leite Carvalho. "Os mais jovens que gostam de esportes, como ciclismo, gostam da jaqueta corta-vento. Os que querem levar seus filhos pequenos para as suas aventuras nas trilhas ficarão bem felizes com a mochila estilo Sun Roof e Rain Cover, que é confortável para abrigar as crianças. A mochila de ataque com sistema de hidratação é ideal para os que gostam de trilhas e caminhadas de um dia. Os mais velhos que gostarem de esportes como tiro esportivo, a carabina de pressão com chumbinho pode ser uma boa alternativa."

E se o seu pai é do tipo que adora andar com fotos na carteira, o mercado oferece maneiras mais criativas para armazenar essas lembranças. O gerente de vendas Adriano Olivato Gemeliano indica um chaveiro com abridor de garrafas e um quebra-cabeça com a foto da criança e/ou do pai, para os pais que estão com até 30 anos. "Para os que estão entre 30 e 50, as canecas ou as latinhas com fotos são uma boa pedida. As latinhas podem servir como um porta-canetas para colocar no escritório, por exemplo." A sugestão de Adriano para quem está acima dos 50 anos é um prato que traz a foto da criança e/ou do pai no fundo.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes