RADIOCAF?
Do britbop ao rock independente, a banda pretende lan?ar CD de divulga??o do trabalho, no final de janeiro de 2005

S?lvia Zoche
22/12/04

Veja as fotos ao lado de alguns shows e ensaios da Banda RADIOCAF?. Clique no ?cone!

Veja!

RADIOCAF? Montar uma banda estilo pop radiof?nico. Esse foi o objetivo dos meninos que vieram de Cataguases. Dos atuais quatro integrantes da RADIOCAF?, tr?s s?o desta cidade que fica a 120km de Juiz de Fora: Bernardo (guitarra/vocal), L?o (baixo) e Tiago Viana, vulgo P? (bateria). O quarto integrante, Rafael - Ski (guitarra) ? de Juiz de Fora.

Mas quando e como eles se encontraram? Essa ? uma hist?ria que come?ou em 2003 e a galera nem sonhava que a forma??o da banda seria essa. Algumas coincid?ncias e gostos musicais similares foram respons?veis pela aproxima??o dos meninos.

O que essa galera gosta mesmo ? de pop radiof?nico mesclado ao britpop (pop ingl?s), m?sica nacional (estilo pr?ximo ao Los Hermanos e Gram), Beatles e som dos anos 90. A isso tudo, junta-se a influ?ncia bandas como Stereophonics, Feeder, Radio Head e Blur.

Mas o objetivo do RADIOCAF? ? gravar m?sicas pr?prias. Eles j? possuem oito composi?es, todas de Tiago Viana, m?sico desde os 11 anos. "Nasci em uma fam?lia de m?sicos e gosto disso", diz Tiago. Bernardo elogia o talento do amigo. "Ele escreve letras e faz melodias muito bonitas. Ele manda bem demais".

Das oito m?sicas, sete j? foram ensaiadas e cinco far?o parte do CD que pretendem gravar no fim de janeiro de 2005. "A gente quer estar no ponto para entrar no est?dio", diz L?o. Este CD ser? uma das estrat?gias de divulga??o da banda e falam o que pensam sobre o que vai mudar para ano que vem. "2004 foi um ano de muita espera, muito trabalho, muita rala??o. A gente quer, em 2005, gravar este CD e tocar o m?ximo poss?vel, em todos os lugares", afirma Tiago.

Ao perguntar sobre as composi?es, eles dizem s? v?o disponibiliz?-las, depois que registrarem as letras. Enquanto isso, o p?blico de Juiz de Fora pode conferir as m?sicas durante os shows. "Se a gente divulgar uma das composi?es na internet antes de registrar, algu?m pode fazer isso antes da gente e n?o vamos ter como provar", explica L?o. Todo cuidado ? pouco.

Tudo tem um come?o
De acordo com Bernardo (17), o mais novo, a vontade de montar uma banda surgiu em 2003. "Foi uma ?poca, em Cataguases, em que uma galera come?ou a montar banda de rock. De repente, foram formadas diversas bandas de rock. S? que eu sempre gostei do estilo que tocamos hoje, o britpop, pop radiof?nico", conta. L?o (24), completa dizendo que as bandas se tornaram rivais e um queria ser melhor do que o outro. "Foi uma ?poca legal e engra?ada", diz.

RADIOCAF? A banda que originaria a RADIOCAF?, no in?cio, era formada somente por Bernardo e Tiago (21). "O som era feito somente por n?s dois. Fomos uma banda sem nome", contam rindo. Pela conversa, todos concordam que, no in?cio, as bandas s?o de garagem mesmo e que se juntam para ensaiar e encontrar pessoas que gostam do mesmo estilo de som.

A procura por novos integrantes fez Bernardo conhecer o baixista L?o, que fazia parte de uma banda grunge. "O quarto integrante que tocou com a gente mandava bem, mas, com o tempo, foi mostrando que n?o gostava muito do nosso som, n?o era a dele", explica Bernardo. Apesar disso, montaram o grupo em abril de 2004 (ainda sem nome).

Depois de ensaiar bastante, resolveram fazer o primeiro show. Conseguiram, por conta pr?pria e uma certa dificuldade (tocando sem cobrar nada), agendar a apresenta??o no Caf? do Museu, em Cataguases. "L?, ? um lugar de clima mais calmo, m?sica mais tranq?ila. Quando a gente falou que queria tocar, pensaram que a gente tocava rock pesado. Mas conseguimos convencer os caras", conta Bernardo. "At? porque a gente j? tinha chamado uma galera para assistir nosso show. Tinha de acontecer de qualquer jeito. Nossa, foi bom demais!", diz Tiago.

Um dia antes desse show, eles criaram o nome da banda. "A gente tocava uma m?sica do Blur, Coffe And TV. Algu?m falou que o nome da nossa banda devia ser CAFETV, algo pr?ximo da tradu??o da m?sica. Mas a? outro achou melhor RADIOCAF? e todo mundo concordou", diz L?o.

Mudan?a para JF
Da esquerda para direita: Ski, L?o, Bernardo e Tiago At? nesse momento, o Ski (Rafael) nem tinha no??o de que faria parte da banda. At? que o trio resolveu morar em Juiz de Fora, cada um por conta pr?pria e por motivos diferentes: trabalho e estudo.

Com a ajuda de Adam's do Calderia, a banda descolou seu primeiro show, em Juiz de Fora. Adivinha quem estava l?, assistindo ao show? Ele, o futuro integrante da banda: Ski. "A gente tocava e ele agarrava as caixas de som e delirava com as m?sicas. No dia seguinte, ele fez um teste com a gente e agora faz parte da banda", diz Bernardo. "Na segunda apresenta??o que fizemos na cidade, eu j? estava tocando com a galera", conta Ski.

Apoio
Montar uma banda n?o ? f?cil e ? necess?rio empenho e garra. Conhecer pessoas e n?o ter vergonha de pedir ajuda ? indispens?vel. Eles contam que Adam's ? um dos grandes incentivadores da carreira da banda, al?m de Marcel que ajuda na divulga??o dos Shows, como se fosse um empres?rio volunt?rio. Dudu Lima e Dudu Viana tamb?m acreditam no som dos caras. Dudu Viana ? produtor musical de est?dio e vai ajudar na grava??o do CD. "Sem conhecer a gente, sem saber como era o nosso som, o Adam's abriu as portas para tocarmos no Calderia. Ele foi o primeiro a acreditar na gente", diz L?o.

O dindin que ganharam em todos os shows que fizeram at? hoje n?o ? divido entre os integrantes. Eles abriram uma conta em um banco e depositam tudo l?. Assim, eles podem gravar o CD e pagar o est?dio para grava??o. Os meninos s?o jovens, mas demonstram que s?o respons?veis.