Insana Idade Misturas de ritmos e propostas de gravar um cd em breve

Rita Couto
Colabora??o
25/06/2005
Criada em 2002, a banda Insana Idade come?ou apenas com Sass? (Marcelo Mendon?a), na voz e viol?o, e o baterista Peagah (Pedro Henrique), na percuss?o.

"Eu j? conhecia o Sass? h? algum tempo e decidimos tocar juntos nos bares da cidade. Mas, pouco depois, percebemos que ?ramos muito parecidos com o que j? existia em Juiz de Fora e quer?amos algo novo. Ent?o, pensamos em colocar um contrabaixo. Ficou legal, mas ainda faltava alguma coisa", diz o baterista.

Enquanto buscava uma identidade ?nica, a Insana Idade ficou um tempo longe dos shows, mas a id?ia de criar uma banda com um som bem trabalhado e diferente n?o morreu!

Aos poucos, o grupo foi se reestruturando novamente ganhou um novo integrante, Cl?udio, no baixo, e a pe?a que faltava: uma guitarra. Assim, h? aproximadamente seis meses, a Insana Idade ? formada por Sass? (voz e viol?o), Andr? Valente (guitarra), Cl?udio (baixo) e Peagah (voz e bateria) (foto ao lado).

O grupo traz uma proposta diferenciada. "Misturamos muitos g?neros musicais e ? quase imposs?vel definir uma classifica??o certa na qual a Insana Idade se insira. ? por isso que digo que somos essa vers?o energ?tica do Clube da Esquina", brinca Peagah.

Inova??o de ritmos...
No in?cio, eles faziam covers das m?sicas tocadas nas r?dios e dos artistas mais consagrados, como Legi?o Urbana. Com a nova proposta, a banda apresenta can?es pr?prias e releituras bem trabalhadas dos sucessos nacionais, que quase sempre surpreendem o p?blico.

"Come?amos a tocar a can??o bem parecida com o que ela ? originalmente, por exemplo, mais lenta. E no refr?o, de repente, entra um pancad?o de funk, que faz as pessoas at? pararem de dan?ar e ficarem nos olhando. Depois volta a calmaria e, quando o refr?o ? tocado de novo, o p?blico, j? acostumado, gosta e acompanha", conta Pedro Henrique.

Composi?es
As letras das m?sicas autorais foram escritas h? alguns anos por Pedro Henrique, que nem imaginava suas anota?es cantadas nas noites de Juiz de Fora. "Eu passava por um per?odo um pouco dif?cil e escrevia para me aliviar. A? um dia o Sass? me mostrou uma melodia que tinha criado e, quando cheguei em casa, vi que eles combinavam perfeitamente", diz.

"Mas n?o gostamos de pegar uma letra e mold?-la, adequar as palavras para que se encaixem no som. Nos nossos ensaios tocamos um pouco, como se fosse uma esp?cie de aquecimento e, depois, tentamos criar algo novo em que as partes da letra se adaptem naturalmente. Os peda?os que n?o ficam bons s?o tirados e podem ser aproveitados em outra ocasi?o", explica Pedro Henrique.

Com muito talento e determinados a apresentar um trabalho ?nico, a Insana Idade deve gravar um demo ao vivo com seis m?sicas, quatro autorais e duas releituras, em julho de 2005.

Por que Insana Idade?

O nome da banda foi criado quando ela era formada apenas por Peagah e Sass?. A inspira??o veio do costume que os dois integrantes tem em usar trocadilhos.

"Eu e o Sass? est?vamos conversando, falando sobre a idade em que nos encontramos, que somos adultos, mas n?o temos dinheiro, essas coisas. A? um de n?s disse algo sobre tempos insanos e fomos brincando com isso at? que surgiu Insana Idade", revela Peagah.

*Rita Couto ? estudante do terceiro per?odo de Comunica??o Social da UFJF