Z? do Black A identidade e a cren?a no ritmo que defendem, faz da banda um dos nomes mais conhecidos no cen?rio musical de Juiz de Fora

Fernanda Leonel
Rep?rter
11/07/2006


O destino da mo?ada da banda Z? do Black parecia estar mesmo ligado ? m?sica soul. Cada um - com experi?ncias distintas em bandas e projetos musicais - tocou, aprendeu e experimentou ritmos diferentes. Mas todos chegaram a conclus?o que som do "balacobaco" mesmo, para eles, s? poderia estar na Black Music.

Black para o Z? do Black ? mais que fazer barulho. ? identifica??o, mensagem, prazer, express?o. Tocar m?sica soul para o grupo, ? tamb?m acreditar no que se diz, se canta, se interpreta e fazer disso um grande momento de prazer. Foi da boca da baterista da banda, Carla, que vieram todas essa defini?es. Com uma pitada enorme de orgulho de quem faz parte desse projeto h? mais de dois anos.

Tudo come?ou no ano de 2004, quando do desmembramento de uma banda de soul da cidade, surgiu a id?ia de montar o Z? do Black. Tr?s integrantes, amigos e parceiros de m?sica h? algum tempo, resolveram herdar o ritmo que estavam desenvolvendo juntos e formar um novo grupo na cidade.

E foi assim, da vontade de n?o deixar a m?sica parar, misturada com a cren?a em um repert?rio que valorizasse o ritmo que eles pretendiam defender, que surgiram os primeiros ensaios e shows da banda.

Os primeiros desdobramentos do projeto, acabou acontecendo em forma de trio. Eram tr?s os m?sicos que resolveram fundar a banda, e enquanto novos parceiros n?o apareciam e se integravam ao jeito Z? do Black de ser, uma bateria, um sax e um baixo seguravam a onda.

Os novos integrantes apareceram, e nesses dois anos de estrada, muitos sa?ram e outros entraram. Rotatividade de m?sicos ? algo muito comum e complicado em bandas, mas como mesmo destaca o grupo, tem l? suas gratifica?es.

? dessa salada de experi?ncias, "pegadas", jeitos de aprender uma m?sica, de inventar, criar e recriar que hoje os integrantes se afirmam maduros e em uma fase importante da carreira. Da personalidade e musicalidade de cada um, o Z? do Black descobriu a sua musicalidade e jeito de fazer o som que seus m?sicos gostam.

Jeito black de ser...
A escolha do estilo musical defendido pela banda est?, segundo os componentes, diretamente ligado ? identifica??o musical de todos eles. Segundo o grupo, esse ? o som que eles ouvem em casa e o qual realmente se identificaram em meio a tantos outros estilos que j? tocaram individualmente.

Black Music tamb?m ? um tipo de m?sica que se pode dizer escasso no cen?rio musical de Juiz de Fora. Fazendo a propor??o do n?mero de grupos que se apresentam pelas principais casas noturnas da cidade e o n?mero que se dedica ao soul, essa afirma??o fica evidente. Ponto positivo para a forma??o do grupo, mas n?o determinante, como eles gostam de deixar claro.

A baterista Carla, que est? com o grupo desde a sua forma??o, acredita que a banda chegou em um momento especial de defesa do ritmo. Para ela, o repert?rio do Z? do Black hoje est? mais preocupado com as ra?zes da Black Music, mais engajado com o que isso representa em n?vel de execu??o.

Como reconhecer a raiz black no trabalho da mo?ada do Z?? A resposta vem deles mesmos. ? s? prestar aten??o na sele??o do repert?rio que hoje inclui soul, funk, anos 70, e grupos mais novos e selecionados como ? o caso do Jamiroquai, por exemplo. Outra "pista" est? no figurino e nas perucas que a banda encarna de vez em quando. Uma maneira de deixar que o p?blico tamb?m visualize o estilo musical da banda.

Nova gera??o
H? alguns meses, o Z? do Black est? de cara nova. Novos m?sicos chegaram para se integrar a fam?lia e um novo vocalista tamb?m foi apresentado para os f?s. Carlos Fernando assumiu os vocais que por muito tempo pertenceram a juizforana L?via Lucas. O resultado parece estar agradando muito.

"O clima est? muito bom, temos recebido muitos elogios", comentou a baterista Carla. "Acho que se tiv?ssemos colocado outra mulher no lugar da L?via poderia ter sido mais dif?cil. A compara??o aconteceria e seria algo mais complicado para quem chegou para ocupar a vaga", complementa.

Carlos Fernando ? carioca e mora hoje em Juiz de Fora para integrar o quadro de professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No Rio, j? fez um trabalho com samba de raiz, mas em bandas mesmo, estr?ia com o Z? do Black. O cantor, sempre esteve presente na plat?ia dos shows da banda e um dia acabou dando uma "canja" em uma festa que o grupo animava. "Quando a L?via falou que ia sair, pensamos logo nele", explicou o grupo.

Parcerias novas, m?sicas novas, mas Black Music sempre correndo pelas veias. ? com essa vontade de fazer m?sica que a galera do Z? do Black est? se firmando como uma das principais bandas da cidade. SOULcesso!