Quaresmeira Avenidas ficam mais bonitas com árvore
que floresce no período da Quaresma

Repórter: Renata Cristina
Edição: Ludmila Gusman
Design: Laura Martins Ferreira
Abril/2007

Lugar de Origem: Brasil
Quando floresce: fevereiro a março
Clima: subtropical
Vive melhor: em pleno sol
Quando plantar: setembro a dezembro

Você já reparou que nesta época do ano Juiz de Fora fica mais florida? Os enfeites são naturais e vêm de uma árvore típica da região: a Quaresmeira. Com suas flores roxas, ela enfeita as principais avenidas do centro da cidade, como a Rio Branco, Independência e dos Andradas.

Nas regiões periféricas, com temperaturas mais baixas, ela está em todos os lugares. O bairro São Pedro é decorado por elas, desde o trevo do Condomínio Parque Imperial, até a UFJF. Já na Zona Norte, em alguns trechos da Avenida JK, também podemos nos deparar com essa bela representante da natureza. No caminho para a Zona Oeste, passando pela serra que vai até Grama, entre uma olhada e outra, conseguimos notar a presença marcante da árvore florida. Com certeza, você já deve ter visto uma delas por aí...

Em um bate-papo pelas ruas da cidade, vimos que a Quaresmeira é uma árvore bem popular. Entre os mais velhos, ela é sinônimo de tradição e representa oficialmente a Quaresma, período de preparação para a Páscoa dos cristãos. A cor roxa, que simboliza a Paixão de Cristo, é associada a flor da árvore e, para alguns, é motivo de superstição.

Saiba mais...
Foto: ACESSA.com "A Quaresmeira é típica de lugares degradados, ou seja, regiões de desmatamento", afirma a professora de botânica da UFJF, Ivone San Martin Gajardo. Essa explicação nos ajuda a entender porque ela permanece nos grandes centros com tanta vivacidade.

Segundo a professora, ela é uma Melastomataceae típica da Mata Atlântica original, que recorta todo o litoral brasileiro. Com o desmatamento ocasionado pela formação das cidades, elas foram uma das árvores mais resistentes, por possuírem uma semente muito pequena e que, em lugares descampados, brota facilmente, devido a grande incidência de luz solar.

Sua floração acontece nos meses de fevereiro a março, coincidindo com o período da Quaresma, por isso o nome popular de Quaresmeira. Atualmente, essas árvores ocupam toda a parte leste do país e, inclusive, regiões mais distantes, como o interior de São Paulo e Minas Gerais.