Veja o que fazer para solucionar os problemas de lentidão do seu computador e ganhar mais velocidade

Por

Veja o que fazer para solucionar os problemas de lentid?o do seu computador e ganhar mais velocidade

Priscila Magalh?es
Rep?rter
31/03/2008

A lentid?o do computador provoca nervoso na maioria dos usu?rios. Alguns dizem que ? poss?vel se levantar da cadeira e dar uma voltinha pela casa ou escrit?rio enquanto os programas se iniciam ou o computador se reinicia ap?s travar.

Alguns usu?rios, menos pacientes, morrem de raiva e t?m vontade do jogar o computador pela janela. O pior ? que a maioria n?o sabe identificar qual o problema e gastam tempo e dinheiro tentando encontrar a solu??o.

O t?cnico de suporte da ACESSA.com, Leonardo Taveira (foto abaixo), diz que a lentid?o do computador pode ser provocada por v?rus, por defeito no hardware ou incompatibilidade de drivers. No primeiro caso, n?o s? a presen?a de v?rus, mas tamb?m dos spywares, contribuem para o mau funcionamento.

"Atualmente, a quantidade de v?rus e de spywares, os falsos e-mails, ? grande. Eles entram no computador atrav?s de e-mails com conte?do maliciosos ou pelos sites e, quando os usu?rios o acessam, s?o redirecionados para outros sites ou s?o obrigados a executar algum arquivo", diz. Outro ponto a observar ? a finalidade pelo qual a m?quina foi adquirida. Assim, ela deve conter as configura?es necess?rias para que funcione corretamente e atenda aos interesses do cliente.

? comum n?o pensar nisso e depois achar que o desempenho do computador n?o est? satisfat?rio. "Existem jogos que exigem uma placa de v?deo aceleradora e programas que necessitam de mem?rias de alto desempenho. Se n?o tiver, tudo vai ficar mais lento mesmo. Ent?o, o usu?rio tem que estar ciente do que a m?quina pode suportar para depois questionar a lentid?o", enfatiza.

O defeito no hardware tamb?m ? um fator que causa a lentid?o da m?quina. Existem programas que exigem muita mem?ria, elemento fundamental para o processamento do sistema. Tamb?m ? poss?vel que esteja havendo uma incompatibilidade no hardware. "Ela acontece quando a placa m?e e a mem?ria est?o em conflito, o que ? explicado pelo crescimento do ramo de inform?tica e produ??o de elementos de diferentes marcas que n?o s?o compat?veis".

O conflito de driver tamb?m pode acontecer e prejudicar o bom funcionamento. Leonardo explica que o driver ? o programa essencial para que os dipositivos, como placas de v?deo ou som, funcionem. Se ele n?o estiver em conformidade com estes hardwaresa, pode haver problemas.

As solu?es

Uma das primeiras provid?ncias ? passar um anti-v?rus e um anti-spyware em todo o sistema. Se o v?rus for detectado, ele vai ser removido. Mas Leonardo diz que estes recursos devem estar atualizados. "Existem v?rios programas gratuitos e que atualizam constantemente".

Outra sugest?o ? utilizar o scandisk. ? ele que vai identificar se existe erro no sistema operacional. "Em alguns casos, o sistema resolve", diz ele. Mas, se algum problema for detectado no hardware, Leonardo diz que algumas medidas s?o a substitui??o do hd e o aumento da mem?ria. "Se o hd estiver travando, a melhor solu??o ? substitu?-lo", aconselha.

Se o problema for na mem?ria, a sugest?o ? aumentar a quantidade, o que vai fazer o computador funcionar com mais velocidade e sem travar. "A n?o ser que algum erro seja detectado. Nesse caso, o melhor ? substitu?-la", completa. Para verificar se h? erros na mem?ria, deve-se utilizar um utilit?rio de checagem para a verifica??o.

Um problema ? a instala??o de sistemas operacionais ou programas em uma m?quina que n?o foi preparada para receb?-los. De nada adianta ter um software mais moderno se o computador n?o suporta. "? por isso que a necessidade do usu?rio deve ser levada em conta. Dessa maneira, ele vai montar uma m?quina que atenda aos seus interesses".

Uma dica para melhorar o desempenho ? configurar os programas para n?o iniciar junto com o sistema operacional. "?s vezes, a m?quina trava porque h? muito programas iniciando juntos. O ideal ? procurar um profissional para ver a necessidade do usu?rio e detectar os problemas".

A solu??o mais dr?stica ? formatar a m?quina. "Quando tiver muita anormalidade, fa?a um backup dos arquivos (leia a mat?ria) e a formata??o, mas esta solu??o n?o serve para problemas de hardware", completa.


Se voc? ? usu?rio ACESSA.com e tem outras d?vidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h.