Terça-feira, 23 de março de 2010, atualizada às 19h30

Missas, bênçãos e procissões marcam a Semana Santa dos católicos em Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter

A Arquidiocese de Juiz de Fora divulgou a programação da Igreja Católica para as celebrações da Semana Santa nas paróquias centrais de Juiz de Fora. Além das missas e da bênção dos ramos, haverá mutirão de confissões e procissões.

A Semana Santa, que tem início no próximo domingo, 28 de março, prosseguindo até o domingo de Páscoa, 4 de abril, é vista pelos católicos como um momento de preparação para recordar a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo.

No domingo de Ramos, os fiéis relembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi aclamado pelos judeus. Na quinta-feira santa, este ano comemorada no dia 1º de abril, o clero da Arquidiocese se reúne, às 9h, na Catedral Metropolitana, para a Solene Missa dos Santos Óleos. Nesta celebração, os padres renovam seu compromisso como sacerdotes. Ainda na quinta-feira, é feito o encerramento da Quaresma, além de ser celebrada a Ceia do Senhor e o Lava-Pés.

Na sexta-feira, 2 de abril, os católicos recordam a paixão e a morte de Cristo. Às 15h, horário da morte de Jesus, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Neste dia não há missas. No sábado, dia 3, a principal celebração é a Vigília Pascal, que recorda a ressurreição de Jesus. O domingo de Páscoa, dia 4, é marcado pela celebração da vida.

Confira a programação completa da Semana Santa nas paróquias centrais de Juiz de Fora

Os textos são revisados por Madalena Fernandes