Terça-feira, 30 de março de 2010, atualizada às 19h50

Mais de 170 quilos de alimentos são apreendidos na Operação Feliz Páscoa. Vistoria continua até quarta

Aline Furtado
Repórter

De acordo com o balanço parcial da Operação Feliz Páscoa, divulgado nesta terça-feira, 30 de março, foram emitidos 50 termos de notificação e apreendidos 172,438 quilos de alimentos, entre pescados, bacalhau e frios, em cinco estabelecimentos da cidade.

A operação teve início no último dia 8 e já vistoriou 202 estabelecimentos, conforme dados da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), referentes até a útima sexta-feira, 26 de março. Os trabalhos prosseguem até a próxima quarta-feira, dia 31, com visitas a lojas de frios, peixarias, bombonières e supermercados.

De acordo com a chefe do Departamento de Fiscalização da SAU, Rita Guedes, embora a quantidade de alimentos apreendidos esteja grande, foi verificado que os comerciantes estão mais conscientes. "Temos percebido uma melhoria a cada ano. Existe preocupação com o respeito à legislação, inclusive com relação à exposição dos produtos."

Durante as vistorias são observados aspetos como limpeza e higiene, acondicionamento e exposição dos produtos, estado dos alimentos congelados, datas de fabricação e validade, exibição de preços.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes