Aprenda a decorar bolos para a Páscoa

A cobertura e os enfeites são feitos com pasta americana. É indicado usar baba de moça, marshmallow ou doce de leite no bolo para a pasta aderir bem

Bolo decorado

Para dar um toque especial à Páscoa, que tal preparar um bolo gostoso e decorá-lo com coelho, cenoura, ovinhos, entre outros símbolos pascais? Basta soltar a imaginação e até mesmo chamar a criançada para ajudar a modelar os enfeites.

A dica é dada pela confeiteira Rosely Bonfante. Ela lembra que a decoração pode ser feita em qualquer tipo de bolo (veja a sugestão da confeiteira no box abaixo) e de recheio.

A base para a cobertura e para os enfeites é a pasta americana, que pode ser encontrada em lojas de produtos culinários. "A quantidade vai depender do tamanho do bolo e dos enfeites que serão desenvolvidos. Para cobrir um bolo que rende aproximadamente 30 fatias, por exemplo, é necessário um quilo e meio de pasta americana."

Além da pasta americana, você vai precisar de um rolo de macarrão, anilina comestível de várias cores (laranja, verde, preta, rosa, azul, amarela e vermelha), espátula para alisamento, um pouco de maisena, espátula para modelar, meio copo de água, pó CMC, glacê real (pouca quantidade), bigode de gato e fita de cetim.

Passo a passo

O primeiro passo é passar baba de moça por todo o bolo para que a pasta americana fixe bem. A confeiteira diz que, no lugar da baba de moça, pode ser usado marshmallow ou doce de leite. "A aderência é boa nos três casos." Depois de passar a base, é hora de preparar a pasta, que pode ser colorida com diversas cores, a partir de anilina comestível. Em seguida, estique a pasta com a ajuda de um rolo de macarrão. Para que ela seja modelada com mais facilidade, Rosely ensina a usar maisena, que pode ser salpicada na mesa e na própria pasta.

Bolo coberto com baba de moça Pasta americana Cobertura

Com a pasta sobre o bolo, é o momento de apertá-la para que fique aderente e lisa. A finalização é feita com o auxílio de uma espátula para alisar as laterais e retirar o excesso de pasta. Em volta de todo o bolo, vale enfeitar com glacê real e também decorar com uma a fita de cetim.

O próximo passo é fazer a cenoura com uma porção da pasta na cor laranja e modelar no formato do legume. O tamanho varia de acordo com o bolo que será decorado. As rugas da cenoura são feitas com o auxílio dos dedos. Para as folhas da cenoura, são usadas três porções de pasta verde. Faça rolos e os achate a fim de ter o formato de uma folha. Com a ajuda de uma espátula, desenhe as ranhuras das folhas. 

Fixando a cenoura no bolo corpo do coelho fixando o corpo do coelho na cenoura

Pronta a cenoura, é hora de fazer o coelho. Comece pelo corpo, utilizando um rolo com uma porção de pasta branca. A forma é dada com a ajuda dos dedos. Em seguida, vinque um dos lados ao meio para formar das patas dianteiras. Com a espátula, marque os dedos. Para fixar o coelho sobre a cenoura, a confeiteira ensina a usar a mistura do pó CMC, que deve ser dissolvido em água. As patas dianteiras são feitas a partir de duas bolinhas, trabalhadas para dar o formato de perninhas.

Patas traseiras Montagem do coelho Corpo com o rabinho

O rabinho do coelho é feito com uma bolinha de pasta branca. Com ajuda da espátula, marque a bolinha para dar um aspecto de pelúcia. Para a cabeça, use mais uma bolinha de pasta branca. A fim de conseguir o formato ideal, modele a massa como se fosse uma coxinha. A parte mais fina será dividida, com o auxílio da espátula, em duas, formando a orelha. O acabamento é feito com a aplicação de blush rosa para colorir o interior das orelhas.

O focinho é feito a partir de uma bolinha de pasta americana. Modele com a ajuda da espátula. Afunde o local dos olhinhos e da boca do coelho. Use três bolinhas de pasta preta para fazer os olhos e o fundo da boca. Amasse um pedaço de pasta branca e corte um retângulo para fazer os dentes. Para separar, corte o retângulo ao meio, deixando um dos lados preso. A língua é feita com uma bolinha de pasta vermelha achatada. Esta é colocada dentro do buraco da boca e os dentes são colocados sobre a língua.

Cabeça do coelho Cara do coelho

Para finalizar a carinha do coelho, use bigode de gato, material encontrado em armarinhos. "Finque três de cada lado." Faça uma bolinha de pasta preta maior que os olhos para servir como o focinho. Nos olhos, use dois pequenos pingos de glacê real. Com o coelho e a cenoura já montados sobre o bolo, a finalização é feita com os ovinhos e as flores, também confeccionados com a pasta americana.

Rosto

Pão-de-ló com leite fervente

Ingredientes:

7 ovos

3 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras e meia de açúcar

1 colher de fermento

Meia xícara de leite

1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparo:

Bata as claras em neve, as gemas e o açúcar. Junte a farinha e o fermento sem bater. Adicione o leite fervente com a margarina. Misture tudo sem bater. Coloque em um tabuleiro ou fôrma untada com farinha e margarina e leve ao forno.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes