Exageros alimentícios devem ser evitados na Páscoa

O aumento do consumo de peixes e chocolates nesta época do ano, em função da quaresma e da Páscoa, pode gerar desequilíbrios alimentares. Por isso, é importante balancear o cardápio e aproveitar o que há de bom nesse tipo de alimento.

A nutricionista da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Joyce Xavier, diz que, como o peixe é tradição na Sexta-Feira Santa, o bacalhau é uma boa opção devido ao seu potencial nutritivo. Rico em vitaminas B1 e D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6, grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, é um prato muito saudável.

Segundo a nutricionista, além do bacalhau, existem outros tipos de peixes que podem deixar o cardápio muito mais saudável, como salmão, pescada, atum e linguado. No entanto, é preciso cuidado na hora de comprar. Quando frescos, deve-se observar algumas características para que realmente consumamos algo saudável: os peixes devem possuir couro/escama firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes, salientes e transparentes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras) devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade e por fim, com odor característico e não repugnante.

Outra dica de Joyce é iniciar a refeição com um prato de salada verde e legumes cozidos, já que eles apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras, dando maior sensação de saciedade. Para temperar a salada, a melhor opção é utilizar ervas frescas como manjericão, alecrim ou cebolinha.

Chocolates

Para a escolha das sobremesas, o ideal é que a opção seja por frutas in natura ou doces de frutas, que além de serem menos calóricas são nutritivas e ricas em fibras. Mas, como na Páscoa a tradição é por comer chocolate, os ovos na versão meio amargo ou com uma maior concentração de cacau são as melhores escolhas, já que os outros tipos de chocolates, como ao leite, branco e trufado, entre outros, são preparados com muito açúcar e gorduras e, quando consumidos em excesso podem gerar prejuízos à saúde.

Muitos desses produtos possuem recheios ricos em gorduras trans que podem elevar os teores do colesterol (LDL colesterol) e reduzir os níveis de colesterol bom (HDL colesterol) no sangue, com isso, se consumidos em excesso podem ocasionar problemas futuros, como o aumento do peso e das taxas de colesterol e triglicérides no organismo.

Na hora da compra dos ovos de Páscoa, é importante ficar de olho e evitar produtos com embalagens sujas, amassadas, com furos, abertas ou com outros sinais de alteração. E as dicas para não sair da Páscoa com peso na consciência são: optar sempre por um ovo pequeno, não ingerir o seu ovo em um único dia (comer pequenas quantidades nos dias próximos da Páscoa), não optar pelas versões diet ou light querendo se livrar da culpa, eles são tão calóricos quanto os tradicionais e, se receber muitos ovos de presente, divida entre os amigos e a família.

Com informações da Agência Minas

ACESSA.com - Exageros aliment?cios devem ser evitados na P?scoa