Terça-feira, 17 de dezembro de 2013, atualizada às 14h32

Bancos terão horários especiais nas vésperas de Natal e Ano Novo

Bancos

As agências bancárias terão horário de funcionamento especial durante os feriados de fim de ano. A determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é de que as agências sejam abertas ao público por, pelo menos, duas horas no dia 24, terça-feira. No dia 31 e no dia 1º de janeiro, terça e quarta-feira, os bancos estarão fechados.

Na véspera do Natal, as agências localizadas nos estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. Nesse horário vão funcionar as agências do Espírito Santo, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, São Paulo, do Tocantins e Distrito Federal.

A Febraban lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (26 de dezembro e 2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Bancos ter?o hor?rios especiais nas v?speras de Natal e Ano Novo