Sábado, 31 de outubro de 2009, atualizada às 11h24

Dia de Finados intensifica movimento no comércio de flores e velas

Clecius Campos
Repórter

O comércio de flores e velas em Juiz de Fora já aponta crescimento devido à comemoração do Dia de Finados. A grande expectativa quanto às vendas na data fazem os comerciantes esticarem os horários.

O proprietário de uma floricultura no centro da cidade, Solimar José da Silva, afirma que a loja vai ficar aberta até as 20 horas deste domingo, 1º de novembro. Ele espera aumento de 80% nas vendas em relação aos dias normais. "É raro uma família que não tenha o costume de lembrar-se de seus mortos nessa época, por isso o movimento cresce."

A vendedora de outra loja de flores, Andressa Pacheco, espera crescimento razoável, mas acredita que o volume de vendas não deve superar ao do Dia dos Namorados e do Dia das Mães. "Abriremos amanhã (domingo) e faremos plantão nos cemitérios para aumentar as vendas." Segundo ela, as flores mais procuradas são as palmas, os crisântemos e as rosas.

Comércio de velas aponta crescimento de até 30%

Segundo o responsável por uma fábrica de velas da cidade, Ricardo Prado, o movimento no estabelecimento foi maior durante a semana. A firma registra crescimento de 20% nas vendas em relação aos dias comuns e 10% em relação ao ano passado. O proprietário de outra fábrica do tipo, Afonso Evangelista, também registrou aumento considerável nas vendas, que subiram 30% ao longo da semana. "Esse ano, as pessoas não deixaram para a última hora."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes