Felipe Reis Felipe Reis 7/06/2013

Trufa de preguiçoso: Tenha dúzias em poucos minutos

trufaDigamos que você quer comer trufa, mas está com um pouco de preguiça para fazer ganache – mistura de creme de leite e chocolate em barra – e esperar esfriar.

Hoje trazemos uma receita especial: uma trufa de amêndoas, que você fará em um piscar de olhos. Em menos de 20 minutos, você terá cerca de 50 trufinhas para se deliciar por uns dias – embora eu duvide que elas consigam sobreviver tanto tempo assim.

Pode ser uma alternativa para festas infantis (ou de qualquer idade) e a criançada mesmo pode fazer. Não tem fogo envolvido. É só combinar os ingredientes, misturar e enrolar. Você vai ficar surpreso com o resultado e como é fácil chegar lá.

Ao invés de ganache, as trufas são feitas com cacau em pó e leite condensado, o que as deixa menos macias quanto às trufas clássicas. Aliás, macias elas são, só não são cremosas. Mesmo assim, são tão gostosas que muita gente nem vai notar a diferença.

Trufa de Preguiçoso

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 ½ xícara de cacau em pó
  • 1 xícara de amêndoas laminadas ou em farelo
  • 3 xícara de açúcar de confeiteiro

Passo a Passo

Misture uma xícara de cacau em pó com três xícaras de açúcar de confeiteiro. Coloque uma lata de leite condensado e misture bem. No começo fica um pouco grudento, mas não demora muito para alcançar a textura de trufa.

Por último, acrescente uma xícara de amêndoa laminada ou em farinha. Você pode picá-la grosseiramente ou usar até inteira se você preferir.

Dica: É importante usar algum tipo de noz ou castanha para ajudar a quebrar o doce. Lembre-se que essa trufa é feita com leite condensado e açúcar. O amendoim, por exemplo, pode ser uma alternativa para a doçaria típica dessa época do ano.

Use uma colher de medida e faça bolinhas, uma a uma, com as mãos.

Enrole as trufas em ½ xícara de cacau em pó ou o quanto necessário.

As trufas devem ser consumidas o mais frescas possível. Depois de uns dias elas começam a ressecar.


1 lata de leite condensado 1 ½ xícara de cacau em pó 1 xícara de amêndoas laminadas ou em farelo 3 xícara de açúcar de confeiteiro Misture uma xícara de cacau em pó com três xícaras de açúcar de confeiteiro. Coloque uma lata de leite condensado e misture bem. No começo fica um pouco grudento, mas não demora muito para alcançar a textura de trufa. Por último, acrescente uma xícara de amêndoa laminada ou em farinha. Você pode picá-la grosseiramente ou usar até inteira se você preferir. Dica: É importante usar algum tipo de noz ou castanha para ajudar a quebrar o doce. Lembre-se que essa trufa é feita com leite condensado e açúcar. O amendoim, por exemplo, pode ser uma alternativa para a doçaria típica dessa época do ano. Use uma colher de medida e faça bolinhas, uma a uma, com as mãos. Enrole as trufas em ½ xícara de cacau em pó ou o quanto necessário. As trufas devem ser consumidas o mais frescas possível. Depois de uns dias elas começam a ressecar.

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias 

ACESSA.com - Trufa de pregui?oso: Tenha d?zias em poucos minutos