Por

Pr?s e contras de um financiamento
Financiamento ? indicado para quem deseja investir em algum neg?cio

S?lvia Zoche
25/08/04

A assessora de imprensa do Banco do Povo Vanesca Dias fala sobre algumas importantes modifica?es na institui??o que ajudaram a melhorar o financiamento aos clientes

Antes de fazer um financiamento, o primeiro passo ? colocar as contas na ponta do l?pis, como diz o economista e superintendente financeiro, Aloisio Antonio Siqueira Marques. "As pessoas, aqui no Brasil, n?o t?m a cultura de fazer as contas para saber se o que vai comprar realmente ? um bom investimento", diz Marques.

Alo?sio Marques lembra que algumas pegam dinheiro emprestado em financeiras para consumo (principalmente bens dur?veis). Ele exemplifica falando de uma pessoa que compra uma geladeira. ? mais f?cil que ela esteja adquirindo o produto por comodidade do que para economizar energia. Este ?ltimo caso seria um tipo de investimento.

O segundo passo ? fazer uma escala de prioridades entre as anota?es feitas por voc?. ? neste momento que se descobre que o que parecia importante ?, na verdade, sup?rfluo.

De acordo com o economista, ? saud?vel pedir um financiamento, quando o neg?cio em que vai se investir vai gerar renda e emprego. "Como espa?o que gera trabalho, o financiamento ? altamente valorizado", diz. Mas alerta que a aquele que se torna seu pr?prio empregador, deve batalhar e trabalhar muito.

Outro fator importante. Saber qual ? o comprometimento da sua renda em rela??o ao financiamento. ? recomendado que, no m?ximo, 30% da renda seja usada em pagamento de d?vidas e o restante seja usada no dia-a-dia. "Exceder este percentual ? extremamente arriscado", afirma.

Microcr?dito
Um dos medos de quem precisa de financiamento ? que institui??o que fornece empr?stimo, como os bancos, n?o acredite no neg?cio. Esta foi a conclus?o do gerente geral do Banco do Povo Eduardo Villani (foto ao lado). "?s vezes, a pessoa tem uma boa id?ia, ? um empreendedor, mas depende dos outros para realizar seu sonho".

Quem possui uma empresa e deseja pedir um financiamento deve, no m?nimo, capital de giro, dar garantias, avalistas, tempo m?nimo de exist?ncia de empresa... S?o tantos os pr?-requisitos que algumas pessoas desistem. Por isso, h? sete anos, foi criado o Banco do Povo (leia a mat?ria), em Juiz de Fora, uma Organiza??o N?o-Governamental, sem fins lucrativos.

A partir de 2003, Villani diz que houve uma mudan?a radical na forma de atendimento aos microempres?rios. "Uma das exig?ncias para conseguir um financiamento aqui, ? trabalhar por conta pr?pria h? mais de seis meses, registrado ou n?o. Mas, agora, estudamos o caso da pessoa antes de negar o empr?stimo", explica.

Outro ponto positivo da atual administra??o do Banco do Povo, foi a redu??o do n?mero de inadimplentes. Segundo a assessora de imprensa Vanesca Dias, de maio a dezembro de 2003 o n?mero de devedores caiu 10%. A porcentagem aceit?vel ? de 4%. "O n?mero atual ? de 2,37%. O objetivo do banco n?o ? simplesmente que o cliente pague a presta??o que est? devendo, mas negociar com ele, reabilit?-lo para que continue conosco. Se ele retorna, ? sinal de que o trabalho dele est? crescendo. E isto ? muito bom", conclui Vanesca.

A filosofia de uma empresa de microcr?dito ? de que o banco deve ir at? a pessoa e captar clientes e n?o o contr?rio. "A id?ia ? que ele sinta-se ? vontade", diz Villani. Para isso, o Banco do Povo de Juiz de Fora - que n?o necessita de aporte federal, estadual e municipal, por terem parcerias com empresas privadas - est? investindo na capacita??o dos clientes, atrav?s de cursos gratuitos, como o de inclus?o digital e gest?o. Como disse Vanesca, ? importante que o cliente busque, cada vez mais, o conhecimento.

Exig?ncias m?nimas para um financiamento no Banco do Povo

Exemplos de empreendedores

Leia mais:

  • Empreendedores de sucesso
  • Golpes em empr?stimos
  • Hora certa de adquirir um financiamento
  • Golpe do dinheiro f?cil