Instituto C?ndido Tostes abre inscrições para Concurso Nacional de Produtos L?cteos

Por

Segunda-feira, 4 de maio de 2009, atualizada às 17h29

Instituto Cândido Tostes abre inscrições para Concurso Nacional de Produtos Lácteos

Clecius Campos
Repórter

Estão abertas as inscrições para o 36º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e para a 36ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), a se realizarem em Juiz de Fora, entre os dias 13 e 16 de julho. Até o dia 3 de julho, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) recebe registros de empresas de todo o Brasil interessadas em participar dos eventos. As inscrições estão sendo realizadas pela internet, no site do 26º Congresso Nacional de Laticínios.

Simultaneamente, ocorre ainda a 37ª edição da Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomac). Os três eventos serão realizados no Expominas Juiz de Fora e integram a programação do 26º Congresso Nacional de Laticínios, considerado o maior da América Latina no ramo do leite.

De acordo com o coordenador geral do congresso, Nelson Tenchini, a expectativa é de que dez mil pessoas compareçam ao evento. Pelo menos 80 empresas devem participar do concurso e das exposições. "Este foi o número de participantes do ano passado. Acreditamos que iremos manter esse volume de inscrições, uma vez que o evento é o mais tradicional do país." Palestras e mesas redondas devem aparecer na programação do congresso, ainda não divulgada.

Concurso de produtos lácteos

O concurso divide-se em dez categorias: queijo prato, gouda, provolone, parmesão, reino, requeijão cremoso, doce de leite pastoso, gorgonzola, minas padrão (que este ano volta à disputa) e destaque especial. O último destina-se a qualquer produto lácteo que apresente pelo menos uma característica inovadora. Cerca de 30 profissionais deverão analisar as delícias, obedecendo critérios como cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. O resultado sai no último dia do evento.

Exposições e programação científica

A Expolac e a Expomac terão um espaço maior para montagem este ano. Os eventos ocuparão 160 metros quadrados do segundo piso do Expominas. A programação científica também ocorrerá no centro de eventos. "Haverá ainda uma praça de alimentação no local. O acesso ao segundo andar também será facilitado com rampas", informa Tenchini.

Rede hoteleira

De acordo com a gerente executiva do Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau, Patrícia Gonçalves, no ano passado, 100% dos leitos da cidade estiveram ocupados durante o congresso. O movimentou atingiu também parte da rede hoteleira das cidades de Chácara e Santos Dumont. “É um dos mais importantes eventos que acontecem em Juiz de Fora, pela quantidade de pessoas que atrai e por ser o mais expressivo da América Latina no segmento leiteiro”, informa.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes