Quarta-feira, 11 de abril de 2012, atualizada às 12h37

Evento divulga e esclarece dúvidas sobre homeopatia no Pam Marechal

Nathália Carvalho
*Colaboração
evento divulga sobre homeopatia

A tenda Homeopatia: Medicina Arte foi montada na unidade de Pronto Atendimento Municipal (Pam) Marechal para divulgar os benefícios e a eficácia dos tratamentos realizados através da homeopatia. Quem passou pelo local nesta quarta-feira, 11 de abril, teve acesso aos esclarecimentos sobre o método e recebeu brindes e atendimento médico. O evento é realizado pelo Departamento de Práticas Integrativas e Complementares (DPIC), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora e comemora o nascimento do criador da homeopatia, o médico alemão Samuel Hahnemann.

"A homeopatia é um método curativo e preventivo, não possui efeitos colaterais e pode ser realizado simultaneamente com outro tratamento. É um sistema terapêutico que se propõe a tratar o ser humano como um todo, ou seja, consideram-se os aspectos físicos, emocionais e sociais e estimula a reação do organismo", explica a médica homeopata, Adriana Ligorio. Ela lembra ainda que outra vantagem da homeopatia está relacionada com o preço dos remédios. "É um medicamento mais acessível economicamente. Ele é manipulado pela própria farmácia, o que torna seu preço menor em relação aos outros remédios".

Homeopatia em Juiz de Fora

No Brasil, a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina e está presente no Sistema Único de Saúde (SUS) de Juiz de Fora desde 1995, quando foi criado o Serviço de Homeopatia. De acordo com a Secretaria de Saúde, o serviço oferece consultas, medicamentos homeopáticos e palestra aos usuários. A cidade conta ainda com consultórios médicos de atendimento privado ou por planos de saúde e farmácias homeopáticas.

"É interessante lembrar que o tratamento de doenças agudas, como febre e dor, por exemplo, o resultado é mais rápido. Aqui na cidade oferecemos consultas diretas para esse tipo de tratamento, sem que seja necessário passar por todo o processo", comenta Adriana. O atendimento pelo SUS é oferecido no Pam Marechal, na rua Marechal Deodoro 496, Centro.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Evento divulga e esclarece d?vidas sobre homeopatia no Pam Marechal