27? Congresso Nacional de Laticínios é lançado

Por

Quinta-feira, 24 de junho de 2010, atualizada às 18h19

27º Congresso Nacional de Laticínios é lançado

Carolina Gomes
Repórter

O 27º Congresso Nacional de Laticínios foi lançado nesta quinta-feira, 24 de junho. O evento, que ocorre entre os dias 12 e 15 de julho, no Expominas, reúne a Expomac, Expolac, a Rodada de Negócios e o Concurso Nacional de Produtos Lácteos.

De acordo com o coordenador geral do congresso, Gerson Lopes, este ano o evento terá um crescimento de 20% em relação ao ano passado, em termos de estrutura. São 6 mil metros quadrados, que recebem 300 stands de 130 empresas. "Será montada uma tenda do lado de fora do Expominas, com 2.500 metros quadrados, climatizadas, para comportar todos os stands, que ganharão uma dimensão maior", afirma.

São esperadas para o congresso a presença de 13 a 15 mil pessoas. A Expomac conta com a presença de 60 indústrias. A Expolac apresenta 700 produtos lácteos e a Rodada de Negócios espera reunir cerca de 60 empresas, com 20 âncoras (grandes redes).

O coordenador destaca a presença de seis empresas argentinas e um stand do consulado argentino. Além disso, Lopes também ressalta a parte científica do congresso, com realização de palestras e minicursos com o tema Sustentabilidade e responsabilidade ambiental na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação de produtos lácteos. "Teremos palestrantes da Alemanha, do Canadá, da Espanha e do Egito.

O concurso

Um dos pontos altos do congresso é o Concurso Nacional de Laticínios, no qual concorrem cerca de 60 a 70 produtos em 11 categorias. São avaliados produtos como queijos, doces de leite e, este ano, a manteiga de primeira qualidade também fará parte da avaliação. Serão de 24 a 30 juízes, todos pertencentes a universidades de todo o país e exterior.

Lopes informa que o selo de aprovação fornecido no concurso traz um grande valor agregado ao produto. "Já tive relato de produtores vencedores do concurso que afirmaram ter tido um aumento de 50% na venda", declara.