Quarta-feira, 14 de março de 2018, atualizada às 18h20

Inscrições para o Encceja começam nesta sexta-feira


Da redação

Começam nesta sexta-feira, 16, as inscrições gratuitas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas acontecem no dia 5 de agosto e as notas devem ser divulgadas em outubro.

O exame oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio na idade apropriada para cada nível de ensino. Para receber o diploma do ensino fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos, e para o médio, 18 anos.

A novidade deste ano é que se o candidato faltar no dia da aplicação da prova e não justificar a ausência, deverá pagar uma taxa ao governo federal caso queira se inscrever em uma próxima edição.

O candidato pode obter tanto o diploma como uma declaração parcial em determinada área de conhecimento. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.

As inscrições seguem até 27 de abril pelo site do Inep. Informações do edital e sobre a prova aplicada estão disponíveis no site Diário Oficial da União.