Laticínios

Por

L?cteos devem ficar mais caros a partir de abril Diminui??o das chuvas e aproxima??o do inverno influenciam "no bolso" de produtores, revendedores e consumidores

Fernanda Leonel
Rep?rter
27/03/2007

Assuntos relacionados:

O ver?o acabou, o outono est? a todo vapor e a natureza j? come?a a dar suas pistas de mudan?as clim?ticas.

O que isso tem a ver com o seu bolso? Tudo. Mais que programar uma piscina para o fim de semana ou o que fazer no feriado, sol e chuva determinam quanto vai custar o seu pr?ximo caf? da manh? ou tarde.

Isso porque o mercado de produtos l?cteos - um dos alimentos mais consumidos na hora do lanche dos brasileiros - depende muito do clima.

Entre outubro e mar?o, ?poca em que a pluviosidade ? alta, a din?mica do mercado ? natural. Mas com a chegada de abril, e com o in?cio dos meses classificados como "de seca" por quem ? da ?rea, cooperativas, produtores e consumidores j? come?am a se preparar para o aumento no pre?o dos produtos.

Como tudo em economia, a velha l?gica da "lei da oferta e da procura" tamb?m age quando o assunto ? queijo, requeij?o, leite ou iogurte. Se n?o chove, o pasto n?o cresce, as vacas comem menos e, conseq?entemente, produzem menos mat?ria-prima. Com menos produto no mercado, a demanda fica maior que a oferta, e os pre?os sobem.

A alta no pre?o dos produtos em raz?o do per?odo de entressafra j? deve come?ar a ser sentida pelo consumidor no pr?ximo m?s. O que ainda n?o d? para prever ? somente de quanto vai ser esse acr?scimo com as despesas de l?cteos.

Segundo explicou o Supervisor do N?cleo Industrial do Instituto C?ndido Tostes/EPAMIG, Nelson Tenchini (foto), fica dif?cil dar uma previs?o de como ser? o aumento programado para 2007 - mesmo porque ainda ? preciso esperar os n?veis pluviais com a chegada do pr?ximo m?s - mas pode-se esperar uma alta.

Esse aumento, que faz parte da din?mica de mercado dos produtos l?cteos, j? foi mais gritante. H? 15 anos, por exemplo, antes de alternativas como a insemina??o artificial - que faz com que os produtores possam programar quando suas vacas v?o dar leite - o mercado sofria uma baixa de at? 50% nos meses que v?o de abril at? setembro.

"Imagina-se que em 2007, a porcentagem no aumento dos produtos pode chegar a ser maior que em outros anos, em raz?o do per?odo de seca, que come?a em abril. Logo depois do carnaval j? parou de chover. J? estamos sofrendo com a falta de pasto. J? no ano passado, por exemplo, o aumento dos produtos foi sentido em junho. ", afirmou Tenchini.

O Instituto C?ndido Tostes, j? no m?s de mar?o, comprou a mat?ria-prima com 8% de acr?scimo. O resultado disso foi um leite R$ 0,05 mais caro para quem compra o produto do fornecedor e cerca de R$ 0,15 a mais para o consumidor.