Mitos e verdades sobre a dengue A epidemia da doen?a tem provocado medo nas pessoas, que apelam para medidas nem sempre eficientes para evitar a doen?a

Priscila Magalh?es
Rep?rter
16/04/2008

O medo de ser infectado pelo v?rus da dengue faz as pessoas recorrerem a alguns m?todos nem sempre eficientes. Para o cl?nico geral e geriatra Clorivaldo Rocha, o maior rem?dio ? a divulga??o e conscientiza??o das pessoas sobre a doen?a. "A dengue ? universal e acomete pessoas de todas as classes sociais, por isso, toda a sociedade deve se mobilizar para um combate eficaz".

O per?odo do inverno ? considerado, por muitos, como uma ?poca em que a popula??o est? livre da doen?a, o que Clorivaldo diz ser um engano. "O v?rus t?m uma caracter?stica violenta. No frio, a larva entra no estado de hiberna??o e quando voltam as chuvas e a alta temperatura, as larvas eclodem e h? contamina??o novamente", explica, dizendo que o trabalho deve come?ar agora. "S? assim vamos evitar a epidemia", completa.

Clorivaldo d? algumas dicas do que ? verdade e do que ? mito no combate ? dengue. Confira a entrevista abaixo.

ACESSA.com - ? verdade que o mosquito n?o consegue atingir locais altos?

Clorivaldo Rocha - O que sabemos sobre os h?bitos do Aedes aegypti ? que a f?mea se alimenta de sangue no in?cio da manh? e mais no final da tarde, o que n?o impede que nos outros hor?rios tamb?m aconte?a. Sobre o fato de ele voar um ou dois metros de altura, confesso que n?o tenho informa?es para confirmar isso.

ACESSA.com - Quais rem?dios contra os sintomas da dengue podem acarretar outros problemas?

Clorivaldo Rocha - Por ser uma virose, o tratamento da dengue ? sintom?tico, n?o tem medica??o espec?fica para tratamento da doen?a, exceto para a complica??o no caso de dengue hemorr?gica. O uso recomendado ? de paracetamol e dipirona, evitando o uso de ?cido acetilsalic?lico, que provoca sangramentos, piorando o quadro de dengue hemorr?gica. Um cuidado excepcional que precisamos ter ? com o paracetamol, pois ele ataca o f?gado. O flavov?rus do Aedes aegypti tamb?m provoca essa agress?o hep?tica. Ent?o, se voc? estiver com o v?rus da dengue e tomando paracetamol, existe um comprometimento maior da fun??o hep?tica e pode ter at? hepatite. O ideal ? usar a dipirona, que n?o tem problema nenhum.

ACESSA.com - S?o quatro tipos de v?rus da dengue. ? verdade que a mesma pessoa n?o pega o mesmo tipo mais de uma vez?

Clorivaldo Rocha - Sim, n?s criamos uma imunidade em rela??o ?quele tipo de v?rus. Por?m, ainda h? outros tr?s tipos para que a pessoa seja infectada.

ACESSA.com - O inhame e o complexo B ajudam na preven??o da dengue?

Clorivaldo Rocha - N?o, isso n?o tem nada a ver, ? realmente um mito. N?o existe nenhum estudo que comprove um tipo de benef?cio. As pessoas falam que, principalmente o complexo B, tem um cheiro muito forte e espanta o mosquito, mas n?o ? verdade.

ACESSA.com - O ideal ? usar um repelente ou os inseticidas para evitar as picadas do mosquito?

Clorivaldo Rocha - As duas op?es s?o indicadas, tanto passar o repelente ou fazer uso do inseticida. Para este ?ltimo seria mais o caso de utilizar nas regi?es onde h? infesta??o do mosquito e a gente sabe que em Juiz de Fora h? alguns locais onde essa infesta??o j? aumentou e temos que tomar cuidado com isso (leia sobre as notifica?es na cidade). Mas, no geral, o repelente j? resolve bem. ? importante destacar que o inseticida vai agir contra o mosquito adulto e o outro cuidado que precisamos ter ? a utiliza??o de larvicidas dentro de caixas d'?gua, redes de esgoto e piscinas para acabar com as larvas.

ACESSA.com - Ar condicionado e ventilador impedem as picadas do mosquito?

Clorivaldo Rocha - N?o tem nada a ver. O que acontece ? que o caso do ar condicionado impede a entrada do mosquito, j? que o ambiente est? fechado. O que existe de verdadeiro nessa hist?ria ? que, normalmente, o mosquito se direciona em fun??o da libera??o de g?s carb?nico, feita pelas vias a?reas. Ent?o, pelo fato de o ventilador ou o ar condicionado estarem ligados, o g?s carb?nico fica mais dilu?do e impediria que o mosquito localizasse a v?tima por conta disso.

ACESSA.com - E a vela de andiroba, ajuda a afastar?

Clorivaldo Rocha - A vela ajuda a afastar, sim. Dentro dos mitos populares, esse ? o que tem ajudado.

ACESSA.com - Existem pessoas que s?o contaminadas e n?o desenvolvem a doen?a?

Clorivaldo Rocha - Sim. As pessoas podem ser picadas pelo mosquito e, dependendo do estado imunol?gico, ela pode n?o apresentar nada. Ou, ?s vezes, tem uma sintomatologia muito branda que nem leva em considera??o.

ACESSA.com - O soro caseiro contribui para a hidrata??o?

Clorivaldo Rocha - Ele ajuda. Um dos tratamentos da dengue ? o sintom?tico e a gente usa o analg?sico, antit?rmico e a hidrata??o por via oral. O ideal ? fazer um tratamento em torno de 80 mL de soro por quilo. Ent?o, se o paciente tem 70 quilos, a gente usaria cerca de cinco litros de soro ou de l?quido por dia.

ACESSA.com - Os mosquitos rejeitam a claridade?

Clorivaldo Rocha - Confesso que nunca vi nada a respeito, mesmo porque eles t?m o h?bito mais no in?cio da manh? e final da tarde.

ACESSA.com - Colocar ?gua sanit?ria na ?gua ajuda a evitar as larvas?

Clorivaldo Rocha - Ajuda. ? uma das principais medidas. Colocar uma colherzinha de ?gua sanit?ria na caixa d'?gua, na piscina, nas po?as e reten?es de ?gua ajuda a evitar as larvas.

ACESSA.com - A dengue hemorr?gica s? ocorre nas pessoas que t?m a dengue pela segunda vez?

Clorivaldo Rocha - N?o, isso ? um folclore. A gente sabe que as pessoas dizem isso. Mas, na verdade, tudo ocorre de acordo com a virul?ncia, quando o v?rus tem a capacidade de provocar a doen?a mais forte. O v?rus com essa virul?ncia mais forte, vai depender da pr?pria muta??o que eles sofrem no ambiente, aquela sele??o natural.

ACESSA.com - O mosquito tamb?m se reproduz na ?gua suja?

Clorivaldo Rocha - Preferencialmente em ?gua limpa. A ?gua suja ou a contaminada n?o tem os elementos que ele precisa para reprodu??o, como a oxigena??o, que provoca a aus?ncia de outros parasitas que poderiam inibir a presen?a do v?rus ou at? fazendo a fagocitose, pegando o v?rus.

ACESSA.com - Borra de caf? tamb?m contribui para matar as larvas?

Clorivaldo Rocha - Te confesso que nunca vi nenhuma valida??o cient?fica a respeito dessa pr?tica.