Quinta-feira, 18 de setembro de 2014, atualizada às 11h

Justiça Eleitoral capacita mesários pela internet

Mesários que vão trabalhar nas eleições 2014 podem participar do curso de capacitação na internet sobre o trabalho a ser realizado. Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o curso poderá ser feito por qualquer mesário que tenha interesse, embora o foco maior seja aqueles que, por alguma razão, não tenham feito o treinamento presencial.

O treinamento Mesários na Internet está acessível a partir do Canal do Mesário do site do TSE e do TRE e o código de inscrição de mesários mineiros é: mg001. Cada mesário deverá se cadastrar diretamente, no próprio Canal do Mesário. O curso explica sobre o papel do mesário, como identificar o eleitor, como manusear a urna eletrônica, os impedimentos no dia da eleição e como atender bem um eleitor com deficiência, entre outros temas.

Em 2012, quando foi lançado como piloto, o curso teve a participação de cerca de 1.800 mesários de Minas Gerais, apresentando o índice de satisfação dos treinados de 92%. Neste ano, há uma expectativa de que sejam atingidos cerca de sete mil mesários. Até o momento, mais de mil já de inscreveram.

O curso é voltado para os mesários que atuarão nos municípios de todo o País onde a biometria não está sendo adotada.

Com informações do TRE