Campanha orienta sobre combate e tratamento da hipertensão

Equipe de profissionais da saúde esteve na Praça da Estação para oferecer serviços médicos e esclarecimentos sobre as causas da doença

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
26/4/2012

dia nacional de combate a hipertensão

Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado neste 26 de abril, foi realizada uma campanha na Praça da Estação, Centro, com o tema Menos Pressão. O objetivo era alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão e oferecer atendimento médico. A ação é uma iniciativa da Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (Imepen) e o Centro Hiperdia de Atenção Secundária em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus de Juiz de Fora.

Na tenda, profissionais ofereceram serviços como aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corpórea, orientando a respeito de saúde bucal, medicação e alimentação corretas, estresse e práticas de atividades físicas. "O nosso objetivo é esclarecer a população sobre essa doença silenciosa. Ela não possui sintomas e quando eles aparecem, muitas vezes, já está em estágio avançado, o que torna o tratamento mais complicado", explica o nefrologista e coordenador da campanha em Juiz de Fora, Rogério Baumgratz.

O médico comenta, ainda, que essas campanhas são realizadas por todo o Brasil há mais de uma década, devido à grande importância de orientar sobre os perigos da doença. "Normalmente, as pessoas têm muitas dúvidas a respeito da hipertensão, por isso é necessária a constante realização de ações educativas". Segundo ele, no Brasil, a maior causa da doença renal crônica é a hipertensão. "Existem cerca de 90 mil pessoas com doenças renais e um quarto delas é devido à falta de tratamento da hipertensão".

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Campanha orienta sobre combate e tratamento da hipertens?o