Ma??

Por

Taís Coutinho 24/2/2011

Maçã

Nos últimos anos, a busca por uma vida saudável vem se tornando a preocupação de muitas pessoas do mundo inteiro. O consumo de verduras, frutas e legumes é o grande responsável por tornar a vida da população cada vez mais longa, ou seja, são aliados na prevenção de doenças.

Uma das frutas mais conhecidas e de alto consumo entre a população é a maçã. Além de ser acessível e de boa disponibilidade, é muito rica em nutrientes!

Muito saborosa e de valor nutricional eficaz, 100 g da fruta já é o suficiente para deixar você protegido contra vários tipos de doenças.

Os polifenóis são substâncias naturais encontradas em plantas e alimentos. São classificadas como antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas.

A fruta oferece muitos nutrientes e benefícios: vitaminas, minerais, fibras, entre outras propriedades de grande valia para a saúde.

As vitaminas do complexo B vão auxiliar na manutenção do sistema nervoso, da pele, dos olhos, dos cabelos, do fígado e da boca, assim como no tono muscular do aparelho gastrointestinal. São vitaminas envolvidas na produção de energia e podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade.

O mineral fósforo ajuda na prevenção da fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. Já o ferro é um componente fundamental da hemoglobina e de algumas enzimas do sistema respiratório. A deficiência deste mineral resulta em anemia.

A fruta é rica também em quercetina, uma substância que defende as células contra os desgastes do dia a dia, ou seja, é um antioxidante que atua, protegendo o organismo dos radicais livres. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.

Encontramos também fibra solúvel, que é chamada de pectina. Esta auxilia no controle das taxas de colesterol, no funcionamento do intestino e auxilia também no controle do diabetes.

Os taninos são adstringentes e anti-inflamatórios. Ajudam também na diminuição da digestibilidade dos carboidratos.

O ácido málico é depurativo do sangue, tendo como função eliminar os detritos gerados pelo metabolismo.

Os flavonóides são antioxidantes e atuam no combate dos radicais livres.

Para o melhor aproveitamento dos benefícios que a fruta pode oferecer, o ideal é consumi-la com casca, pois é nela que encontramos a maior parte das vitaminas e dos minerais.

Dicas

1) No momento da compra, deve-se observar se a fruta esta lisa, firme, sem manchas, rugas ou furos.

2) As maçãs podem ser conservadas em geladeira, embaladas em saco plástico, ou em temperatura ambiente.

3) Para minimizar o agrotóxico da maçã, é só deixá-las de molho por até 30 minutos com uma colher (sopa) de bicabornato de sódio em um litro de água. Depois basta lavar a fruta em água corrente.

Bolo dietético de maçã

Ingredientes

  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (chá) de canela
  • ½ colher (chá) de noz-moscada
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara de manteiga
  • 2 colheres (chá) de baunilha
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de adoçante
  • 4 xícaras de maçã ralada
  • 1 xícara de nozes

Modo de preparo

Juntar os ingredientes secos e adicionar a manteiga, a baunilha, os ovos e o adoçante. Misturar bem. Colocar as maçãs raladas e as nozes. Assar em forma untada entre 40 e 50 minutos.


Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet