André Salles André Salles 23/03/2015

Liderança e Flexibilidade

Para elucidar tais perguntas precisamos de formação, paciência e, sobretudo, perseverança. Além de uma maneira nova de pensar, sentir e agir.

Uma das qualidades de um líder organizacional é exatamente a qualidade de ser flexível. Indicamos esta qualidade como "o recolhimento do eu", ou seja, a capacidade de não atribuir a si mesmo aquilo que não se é. Lembramos que a qualidade moral é por si mesma um elemento despertador da motivação no trabalho.

Muitas vezes acontece de estarmos "conversando com nossos botões", exigindo de nós mesmos nossos direitos, brigando com nossos fantasmas... Então, qual destes dois "eus" que moram dentro em nós devemos seguir quando temos de lidar com o ambiente organizacional?

Longe de querer afirmar a relevância de um "eu" sobre o outro, ao líder e facultado a possibilidade de abster-se de um julgamento inicial para depois, passar ao segundo passo que seria observar os fatos fenomenologicamente.

Esta atitude possível nos a chamamos de não-identificação que deve ser cultivada pelo líder através do espirito de querer trabalhar "ombro a ombro".

Todo líder, ao atender ao recurso da observação dos fatos pode utilizar a sua formação profissional, mas não pode dizer que esta se encontra separada de seus próprios pensamentos e sentimentos que estão no âmbito do suprassensível e que de alguma forma perpassa o âmbito objetivo. 


André Salles é Bacharel em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Pós-Graduado Latu-Sensu em Psicologia Fenomenológico-Existencial pela PUC-MG; Mestrado em área de Concentração Filosófica pela UFJF; Formação em Docência pelo DETRAN-MG - atuou como Professor e pesquisador em Psicologia Aplicada em Centros de Treinamentos de Condutores na cidade de Juiz de Fora; Foi Educador em disciplinas de Psicologia e Filosofia na Faculdade Sudeste de Minas – FACSUM; Conselheiro Administrativo em Psicologia do Trabalho junto ao Instituto Joaquim Soares de Oliveira, na cidade de Santos Dumont - MG; Detentor de Cargo Público do Governo Federal, onde atua em serviços Técnicos na área Operacional de Gestão de Pessoas, desde o ano de 2001; Psicólogo do Trabalho e Psicólogo Clínico vinculado à Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos; Curso em Formação Antroposófica e Educação Waldorf – Foundation Courses and Waldorf Certificate Program - pelo Sophia Institute – US.Saiba mais clicando aqui.

ACESSA.com - Lideran?a e Flexibilidade