Ch? verde emagrece se aliado a uma vida saud?vel, diz especialista

Por

Ch? verde emagrece se aliado a uma vida saud?vel, diz especialista
Sexta-feira, 26 de setembro de 2014, atualizada às 16h36

Chá verde emagrece se aliado a uma vida saudável, diz especialista 

Vívia Lima
*Colaboração

Oriundo da planta Camellia sinensis, o chá verde vem sendo cada vez mais usado por ser um aliado na perda de peso. A planta é a mesma que origina os chás preto, branco e vermelho. O que os diferencia é apenas o tempo de colheita e a forma de processamento. O chá funciona como diurético, como todos os líquidos, é antioxidante, auxilia no emagrecimento e na prevenção do envelhecimento, além de evitar a ação destrutiva dos radicais livres, evitando o câncer, como garante a nutricionista Marileia Ragone.

No entanto, seu uso deve ser evitado para pessoas que têm pressão alta, pré disposição a gastrite e até mesmo aqueles que têm confirmação da doença, uma vez que o princípio ativo da planta pode causar tais problemas.

A nutricionista lembra que o uso de qualquer fitoterápico deve ser feito sempre respeitando um tempo limite, não sendo recomendado o uso contínuo. O chá verde, segundo Marileia, pode ser usado, por no máximo, 90 dias. "Após esse tempo o chá não tem mais efeito no organismo, por isso, a necessidade da mudança", aconselha. 

Quantidade

A nutricionista diz que o consumo durante o dia deve ser de três xícaras, recomendado apenas o uso do chá natural, uma vez que os de saquinhos passam por processos de industrialização, e o chá em cápsulas corresponde há aproximadamente dez xícaras, quantidade superior a recomendada. Além disso, Marileia destaca que os chás, para não perder suas propriedades, não devem ser fervidos nem adoçados com açúcar, apenas com mel. A medida ideal é para cada xícara de água, uma colher de chá da erva. 

Muito usado no combate ao ganho de peso, o chá verde tem um papel importante, no entanto, não é milagroso. Segundo a nutricionista, para ser eficaz deve ser aliado a uma alimentação balanceada, boa hidratação, atividade física e descanso. Se tomado separadamente, não terá nenhum efeito. Além de ajudar a emagrecer, o chá ajuda no ganho de massa muscular. 

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF