Só Sabor
Saladas de dar gosto
Conheça todo o sabor que uma simples salada pode ter



Ana Letícia Sales
21/02/03

Quando alguém fala em salada, a primeira coisa que nos vem a mente é alface e tomate, certo? Errado! Uma salada pode ser muito mais que isso. A variedade de receitas deste prato prova que a tão enjeitada saladinha vem com tudo. Especialmente nos dias de calor, quando não conseguimos nem imaginar comidas mais pesadas. Além de tudo isso, as saladas incrementadas são ótimas para quem está de regime ou para as pessoas que, por problemas de saúde, não podem mesmo comer alimentos calóricos. Confira no Só Sabor as delícias que podem estar escondidas na singela salada nossa de cada dia. É provar e aprovar!

Aprenda com quem sabe


Se você quer aprender a fazer uma bela salada a antropóloga, Rogéria Campos de Almeida Dutra (foto à direita), que trabalha na área de alimentação, dá boas dicas. Ela explica que a diversidade de ingredientes, a variedade no corte desses alimentos e o uso de alguns alimentos pouco conhecidos fazem muito sucesso. "O tofu, ou queijo de soja, é uma ótima pedida para incrementar saladas", conta.






"Uma salada é mais do alface, tomate e cenoura. É preciso trabalhar a estética do prato e fazer cortes finos para facilitar a mastigação, já que a maioria dos ingredientes de uma salada são servidos crus", afirma. Outra dica de Rogéria são os temperos que podem dar uma nova alma às saladas. "Alguns ingredientes como o molho shoyo, o missô (pasta de soja), a farinha de gergelim, o gengibre e as ervas aromáticas (hortelã, alecrim, manjericão, orégano etc.) dão um ar especial para qualquer salada", diz.

Temperos no contexto


Rogéria também explica que não dispensa o sal (principalmente o marinho e não o refinado) e a pimenta dos ingredientes de uma salada. "É preciso saber como usar esses ingredientes. Como as pimentas são muito fortes elas combinam com as regiões quentes. Na Índia, nos países africanos e até mesmo no nordeste do Brasil, em especial na Bahia, a culinária traz a pimenta como ingrediente fundamental. Mas tudo depende do contexto", afirma Rogéria.



Rogéria dá a dica de uma salada simples e muito saborosa. A Salada de Alface (foto à direita). Mas não se deixe enganar pelo nome, pois esta salada leva muitos ingredientes e temperos que vão deixar qualquer um com água na boca.




Experimente as delícias

Uma salada simples, rápida e saborosa é a Salada Caprese que tem como ingrediente principal a mussarela de búfala. Outras boas dicas são a Salada de Lentilha que dizem trazer fortuna, a Salada de Batada e Agrião ou a Salada de Repolho ao Vinagrete. Para a época da quaresma nada melhor do que uma Salada de Bacalhau.

Uma receita inusitada que vai surpreender seu paladar é a Salada de tomate caqui e queijo branco. Outra idéia nutritiva é a Salada de Cinco Feijões. Tem ainda a Salada Verão que combina com a estação, a Salada verde com endívias e molho picante, a também inusitada Salada de Camarão e Cravos, a naturalíssima Salada de Tofu com Cenoura, a Salada de Soja a Minha Moda e a Salada Tropical Light que pode ser saboreada sem nenhum peso na consciência e nem gordurinhas extras.

Acesse as receitas! Basta clicar nos nomes dos pratos.
Clique aqui e cadastre suas receitas no Só Sabor.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Eliane Pinheiro: bonito