Saladas de dar gosto

Conhe?a todo o sabor que uma simples salada pode ter



Ana Let?cia Sales
21/02/03

Quando algu?m fala em salada, a primeira coisa que nos vem a mente ? alface e tomate, certo? Errado! Uma salada pode ser muito mais que isso. A variedade de receitas deste prato prova que a t?o enjeitada saladinha vem com tudo. Especialmente nos dias de calor, quando n?o conseguimos nem imaginar comidas mais pesadas. Al?m de tudo isso, as saladas incrementadas s?o ?timas para quem est? de regime ou para as pessoas que, por problemas de sa?de, n?o podem mesmo comer alimentos cal?ricos. Confira no S? Sabor as del?cias que podem estar escondidas na singela salada nossa de cada dia. ? provar e aprovar!

Aprenda com quem sabe


Se voc? quer aprender a fazer uma bela salada a antrop?loga, Rog?ria Campos de Almeida Dutra (foto ? direita), que trabalha na ?rea de alimenta??o, d? boas dicas. Ela explica que a diversidade de ingredientes, a variedade no corte desses alimentos e o uso de alguns alimentos pouco conhecidos fazem muito sucesso. "O tofu, ou queijo de soja, ? uma ?tima pedida para incrementar saladas", conta.






"Uma salada ? mais do alface, tomate e cenoura. ? preciso trabalhar a est?tica do prato e fazer cortes finos para facilitar a mastiga??o, j? que a maioria dos ingredientes de uma salada s?o servidos crus", afirma. Outra dica de Rog?ria s?o os temperos que podem dar uma nova alma ?s saladas. "Alguns ingredientes como o molho shoyo, o miss? (pasta de soja), a farinha de gergelim, o gengibre e as ervas arom?ticas (hortel?, alecrim, manjeric?o, or?gano etc.) d?o um ar especial para qualquer salada", diz.

Temperos no contexto


Rog?ria tamb?m explica que n?o dispensa o sal (principalmente o marinho e n?o o refinado) e a pimenta dos ingredientes de uma salada. "? preciso saber como usar esses ingredientes. Como as pimentas s?o muito fortes elas combinam com as regi?es quentes. Na ?ndia, nos pa?ses africanos e at? mesmo no nordeste do Brasil, em especial na Bahia, a culin?ria traz a pimenta como ingrediente fundamental. Mas tudo depende do contexto", afirma Rog?ria.



Rog?ria d? a dica de uma salada simples e muito saborosa. A Salada de Alface (foto ? direita). Mas n?o se deixe enganar pelo nome, pois esta salada leva muitos ingredientes e temperos que v?o deixar qualquer um com ?gua na boca.




Experimente as del?cias

Uma salada simples, r?pida e saborosa ? a Salada Caprese que tem como ingrediente principal a mussarela de b?fala. Outras boas dicas s?o a Salada de Lentilha que dizem trazer fortuna, a Salada de Batada e Agri?o ou a Salada de Repolho ao Vinagrete. Para a ?poca da quaresma nada melhor do que uma Salada de Bacalhau.

Uma receita inusitada que vai surpreender seu paladar ? a Salada de tomate caqui e queijo branco. Outra id?ia nutritiva ? a Salada de Cinco Feij?es. Tem ainda a Salada Ver?o que combina com a esta??o, a Salada verde com end?vias e molho picante, a tamb?m inusitada Salada de Camar?o e Cravos, a natural?ssima Salada de Tofu com Cenoura, a Salada de Soja a Minha Moda e a Salada Tropical Light que pode ser saboreada sem nenhum peso na consci?ncia e nem gordurinhas extras.

Acesse as receitas! Basta clicar nos nomes dos pratos.
Clique aqui e cadastre suas receitas no S? Sabor.