Dicas importantes com tomate seco

:::27/08/04

Foto site:
www.cordazzos.com.br/ receitas/receitas.php Criatividade aliada ao sabor. Quando o assunto ? culin?ria, essa ? a uni?o perfeita. Ainda mais quando se trata de um pequeno detalhe, que pode mudar todo o paladar de uma receita. Assim acontece com o tomate seco, o ex?tico e saboroso fruto, que veio da Am?rica Central e come?ou a ser apreciado no Brasil, a partir das d?cadas de 60 e 70.

A culinarista, Cristina Dutra, aposta na iguaria em suas receitas e garante que ela pode ser utilizada em grande parte dos pratos, tais como antepastos, canap?s, salgados, risotos, massas, pizzas e at? mesmo, nas carnes de vaca, peixe, frango e porco.

Iguaria refinada
O processo de desidrata??o do tomate acontece de forma artesanal e dura em m?dia, de tr?s a cinco horas. Por esse motivo, o tomate seco adquiriu status nas mesas de todo mundo, e pode ter um pre?o bem amargo.

Foto site:
http://www.cvplus.com.br/tomate-seco.jpg
Todo esse esfor?o pode ser recompensando, com receitas refinadas e nem um pouco tradicionais. No caso da culinarista, ela apostou no Risoto de R?cula, Tomate Seco e Mussarela de B?fala e garante: "? uma receita ex?tica e diferente, por?m de f?cil execu??o".

H? muitas combina?es que ainda podem ser feitas, e o ideal ? apostar na inova??o. Nesse caso, que tal um Risoto de Abobrinha com Tomate Seco? Ou ent?o, um Penne com Tomate Seco e R?cula, Fil? Mignon ao Molho de Tomate Seco ou uma Torta de Cebola?


Se voc? prefere uma deliciosa entrada, pode apostar em uma Mousse de Tomate Seco.

Dicas da Culinarista

Foto site: www.dgpc.min-agricultura.pt Cristina Dutra nos atenta para a conserva??o e armazenamento do tomate seco: "devemos ter alguns cuidados, pelo fato dele ser artesanal, isto ?, n?o se leva nenhum produto qu?mico. Se n?o obedecermos os cuidados ele pode se deteriorar", diz.

  • Sempre armazenado na geladeira ou freezer.

  • N?o se pode recongelar. Por isso que ? vendido em por?es de 500 gramas. Assim ele poder? ser congelado e descongelado mais rapidamente. Se for no microondas, retire a tampa da embalagem, coloque a vasilha sobre um prato e digite no seu forno 1.30'- Alta- TE: 2' e se for necess?rio digite mais 1', para que se descongele por igual. Ressaltando, que a embalagem descongelada, n?o poder? ser recongelada. A textura fica totalmente modificada.

  • Se for na geladeira, tem que programar , de um dia para o outro, o descongelamento lento. Nada de colocar no sol ou de baixo da ?gua para acelerar o descongelamento.

  • Se retirarmos alguns tomates e o que ficou no pote flutuar, devemos cobrir com azeite, para que n?o mofe.

  • Aquele tomate retirado da embalagem, n?o poder? jamais voltar para o pote.

  • Sempre guardado na geladeira, depois de aberto. E o ideal ? que se consuma bem r?pido esta por??o. Por isto o motivo da venda em potes menores. Os de balde s?o industrializados e de textura bem diferente. Mais seco.

  • Este pode ser degustado "puro". Tente aquecer uma x?cara de azeite extra virgem 30' -alta no microondas, e sirva com tomate seco e uma fatia de p?o de gergelim. Uma ta?a de vinho de boa qualidade. Ser? um perfeito casamento!

  • O cliente quer sempre rapidez e este tomate t?o especial, vai criar um clima para que possa saborear de uma maneira especial!

  • Para ler o cr?dito das fotos, passe o mouse sobre elas

    *Colaborou: Renata Silva, estudante do 7? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF



    Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.


    Cristina Dutra ? consultora de Culin?ria,
    ministra Cursos de Congelamento,
    Microondas e culin?rias variadas.
    Saiba mais, clicando aqui!