Torta de bacalhau com batatas Anote a dica da culinarista Luzimar Evaristo

S?lvia Zoche
Rep?rter
Foto da Torta de bacalhau com batatas

ACESSA.com multim?dia
Passo-a-passo da receita em fotos

Imprima esta receita

Que tal nesta sexta-feira santa uma torta de bacalhau com batatas? A receita ? bem f?cil! O que pode ser complicado ? o valor do bacalhau que nesta ?poca fica bem mais caro. Nesta receita ? usado meio quilo do peixe. Luzimar diz que prefere o bacalhau do Porto. "O bacalhau do Porto ou da Noru?ga tem o lombo mais alto e, na minha opini?o, ? o melhor".

Para faz?-la voc? deve gastar, aproximadamente, R$ 37, no total, j? que usa 500g de bacalhau. Mas os pre?os variam de lugar para lugar e, tamb?m, com a proximidade do natal. "Tem que pesquisar", lembra a culinarista.

O rendimento dessa torta ? para seis pessoas, porque ela ? uma refei??o. Para acompanhar arroz branco ou arroz com passas e am?ndoas. Se quiser preparar a torta e deix?-la pronta para o natal, ? s? esperar esfriar totalmente, embrulhar em papel alum?nio e envolver em saco pl?stico. "Quanto menos contato com o ar, menor ser? a probabilidade de forma??o de cristais de gelo", explica. Deixe, no m?ximo, por 30 dias. Como ? para o natal, ser?o somente 13 dias.

Clique nas fotos para ver o passo-a-passo
Heran?a dos portugueses

Foto de um bacalhau Pratos feitos com o bacalhau n?o s?o feitos somente na Semana Santa como muitos pensam. O Natal tamb?m ? uma data eleita pelos apreciadores da iguaria.

Isso tudo come?ou com origem numa tradi??o portuguesa, um de nossos principais colonizadores. A corte portuguesa arraigou a tradi??o culin?ria, no Brasil, no s?culo XIX, ?poca em que aconteceu a primeira exporta??o oficial de bacalhau da Noru?ga para o Brasil, em 1843.

Os portugueses obedeciam a cultura religiosa de que, em per?odos santos, os crist?os deveriam obedecer os dias de jejum (Quarta-Feira de Cinzas e todas as Sextas e S?bados da Quaresma, nas Quartas, Sextas e S?bados das T?mperas, ?s v?speras do Pentecostes, da Assun??o, de Todos-os-Santos e do dia de Natal), excluindo de sua dieta alimentar as carnes consideradas "quentes", como as carnes vermelhas. O bacalhau era uma comida "fria".

Com o passar dos tempos, os dias de jejum foram diminuindo, mas os pratos feitos com bacalhau mant?m-se fortes em Portugal e no Brasil, mesmo que durante os feriados crist?os o pre?o do bacalhau aumente consideravelmente.

Fonte: www.bacalhau.com.br

Tipos de bacalhau

Do Porto:
Existem duas esp?cies. O Cod Gadus morhua, considerado o mais nobre, possui postas altas e largas. Quando o peixe ? salgado, a sua colora??o ? clara e uniforme. Depois de cozido, a carne do bacalhau torna-se macia e desmancha-se em fatias claras. J? a outra esp?cie, Cod Gadus macrocephalus, possui a carne mais clara e n?o se desfaz em peda?os, mas ? facilmente desfiada.

Saithe:
? mais escuro e tem sabor forte. Ao ser cozido, desfia-se de forma simples. Perfeito para fazer bolinhos, saladas e ensopados.

Ling:
Carne branca e o peixe ? mais estrieto. Muito usado no preparo de assados, cozidos e grelhados.

Zarbo:
? o bacalhau menor de todos. Usado em pratos desfiados, caldos, pir?es e bolinhos.