Comida vegetariana
Quem foi que disse que ela n?o pode ser saborosa?

S?lvia Zoche
13/03/06

Quem ensina o passo-a-passo de massa de carne vegetal para hamburgueres e alm?ndegas ? Elenir Goebel Rodrigues. Clique ao lado pra ver e imprimir a receita

Aprenda! Aprenda!


Deu ?gua na boca s? de ver a foto ao lado? ? bacalhoada, mas ? moda vegetariana, portanto, no lugar do peixe, ? usado carne de soja. Isso mesmo. ? que os vegetarianos n?o comem carne animal.

Mas existem v?rios tipos de vegetarianos, entre eles os ovolactovegetarianos que, apesar de n?o comerem carne animal, consomem ovos, leite e seus derivados; e o veganos que s?o aqueles que excluem radicalmente toda a alimenta??o que tenha vindo dos animais e ainda n?o usam roupas, cal?ados, cosm?ticos ou qualquer artigo, como l? e couro, que venham de animais.

H? quase cinq?enta anos, Elenir Goebel Rodrigues (foto ao lado) tornou-se vegetariana. Mas tomou consci?ncia disso aos poucos.

"Eu ?a pra aula e passava perto de um lugar em que preparavam carne e eu n?o gostava do cheiro. Minha m?e insistia que eu tinha que comer, por causa das prote?nas, mas eu n?o gostava. Eu lia muito e vi que esta repulsa tinha l?gica", lembra Elenir que est? no grupo dos ovolactovegetarianos.

E ela deixa claro que em sua alimenta??o n?o faltam prote?nas. "As prote?nas s?o formadas por 22 amino?cidos. Oito deles s?o essenciais e s? se consegue na alimenta??o. A carne animal possui todos os oito. Mas se voc? comer, por exemplo, s? arroz e feij?o ou s? feij?o e angu tamb?m vai consumir. Um ? uma leguminosa e outro ? cereal", revela.

A soja ? um boa fonte de prote?na, porque, segundo Elenir, possui duas vezes mais prote?na que outros tipos de feij?o e que a pr?pria carne, peixe e queijo, al?m de quatro vezes mais prote?nas que os ovos.

Chantily de soja Torresminhos de soja

Com a soja, ? poss?vel fazer diversas receitas, como torresminhos, strogonoff, chantily, feijoada, coxinhas vegetarianas, assado de carne vegetal... Quanto ao sabor, ensina um truque. Para diminuir o gosto forte da prote?na da soja seca, ela segue os seguintes passos: coloca a prote?na de soja seca com ?gua no fogo. Assim que levantar fervura, ela desliga e passa a soja pelo escorredor, aperta e lava. "Este ? o segredo. Lavar depois de fervido".

Outro detalhe que Elenir chama a aten??o ? sobre os alimentos refinados, como a farinha de trigo e o arroz. "Al?m de perderem a fibra, que ajudam na limpeza do organismo durante a digest?o, estes alimentos perdem vitaminas e sais mineirais". Por isso, ela fez um livro com os detalhes sobre estas perdas. Veja uma das tabelas:

Refina??o do trigo Perda
Vitamina B1 86%
Vitamina B2 70%
Niacina 86%
Ferro 84%
Vitamina B6 60%
?cido F?lico 70%
?cido Pantot?nico 54%
Biotina (vitamina H) 90%
C?lcio 50%
F?sforo 78%
Cobre 75%
Magn?sio 72%
Mangan?s 71%

Seu jeito calmo de ser e de falar, segundo Elenir e devido a exclus?o da carne de sua dieta. "Uma das coisas que a ingest?o de carne provoca ? a irrita??o, porque na hora de abater o animal, ele fica tenso e libera algumas subst?ncias que a pessoa acaba ingerindo. Isso sem contar as doen?as", diz.

Leia mais
  • Ceias lights e vegetarianas
  • Alimenta??o natural
  • A soja na alimenta??o
  • Alimenta??o Vegetariana - parte I
  • Alimenta??o Vegetariana - parte II


  • Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.