• Assinantes
  • Só Sabor

    Comida vegetariana
    Quem foi que disse que ela não pode ser saborosa?

    Sílvia Zoche
    13/03/06

    Quem ensina o passo-a-passo de massa de carne vegetal para hamburgueres e almôndegas é Elenir Goebel Rodrigues. Clique ao lado pra ver e imprimir a receita

    Aprenda! Aprenda!


    Deu água na boca só de ver a foto ao lado? É bacalhoada, mas à moda vegetariana, portanto, no lugar do peixe, é usado carne de soja. Isso mesmo. É que os vegetarianos não comem carne animal.

    Mas existem vários tipos de vegetarianos, entre eles os ovolactovegetarianos que, apesar de não comerem carne animal, consomem ovos, leite e seus derivados; e o veganos que são aqueles que excluem radicalmente toda a alimentação que tenha vindo dos animais e ainda não usam roupas, calçados, cosméticos ou qualquer artigo, como lã e couro, que venham de animais.

    Há quase cinqüenta anos, Elenir Goebel Rodrigues (foto ao lado) tornou-se vegetariana. Mas tomou consciência disso aos poucos.

    "Eu ía pra aula e passava perto de um lugar em que preparavam carne e eu não gostava do cheiro. Minha mãe insistia que eu tinha que comer, por causa das proteínas, mas eu não gostava. Eu lia muito e vi que esta repulsa tinha lógica", lembra Elenir que está no grupo dos ovolactovegetarianos.

    E ela deixa claro que em sua alimentação não faltam proteínas. "As proteínas são formadas por 22 aminoácidos. Oito deles são essenciais e só se consegue na alimentação. A carne animal possui todos os oito. Mas se você comer, por exemplo, só arroz e feijão ou só feijão e angu também vai consumir. Um é uma leguminosa e outro é cereal", revela.

    A soja é um boa fonte de proteína, porque, segundo Elenir, possui duas vezes mais proteína que outros tipos de feijão e que a própria carne, peixe e queijo, além de quatro vezes mais proteínas que os ovos.

    Chantily de soja Torresminhos de soja

    Com a soja, é possível fazer diversas receitas, como torresminhos, strogonoff, chantily, feijoada, coxinhas vegetarianas, assado de carne vegetal... Quanto ao sabor, ensina um truque. Para diminuir o gosto forte da proteína da soja seca, ela segue os seguintes passos: coloca a proteína de soja seca com água no fogo. Assim que levantar fervura, ela desliga e passa a soja pelo escorredor, aperta e lava. "Este é o segredo. Lavar depois de fervido".

    Outro detalhe que Elenir chama a atenção é sobre os alimentos refinados, como a farinha de trigo e o arroz. "Além de perderem a fibra, que ajudam na limpeza do organismo durante a digestão, estes alimentos perdem vitaminas e sais mineirais". Por isso, ela fez um livro com os detalhes sobre estas perdas. Veja uma das tabelas:

    Refinação do trigo Perda
    Vitamina B1 86%
    Vitamina B2 70%
    Niacina 86%
    Ferro 84%
    Vitamina B6 60%
    Ácido Fólico 70%
    Ácido Pantotênico 54%
    Biotina (vitamina H) 90%
    Cálcio 50%
    Fósforo 78%
    Cobre 75%
    Magnésio 72%
    Manganês 71%

    Seu jeito calmo de ser e de falar, segundo Elenir e devido a exclusão da carne de sua dieta. "Uma das coisas que a ingestão de carne provoca é a irritação, porque na hora de abater o animal, ele fica tenso e libera algumas substâncias que a pessoa acaba ingerindo. Isso sem contar as doenças", diz.

    Leia mais
  • Ceias lights e vegetarianas
  • Alimentação natural
  • A soja na alimentação
  • Alimentação Vegetariana - parte I
  • Alimentação Vegetariana - parte II

    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.