Inverno

Canjiquinha com costelinha Deguste o sabor deste prato típico da culinária mineira

Renata Cristina
06/07/2006

Um prato saboroso que pode ser deliciado em dias bem frios! A canjiquinha com costelinha de porco é uma boa opção para quem quer cair nas tentações da culinária mineira. Além do sabor, a receita é certeza de praticidade na cozinha e nutrição, garantem as culinaristas Luzimar Evaristo e Terezinha Veiga.

Este prato típico das montanhas de Minas teve sua origem na época do Brasil colônia e foi inspirado na feijoada. Assim como os escravos utilizavam os restos do porco para fazer o feijão mais famoso da cozinha brasileira, os pedaços do milho transformaram-se em alternativa para suprir a fome de muita gente. E no meio da receita, colocaram bacon, lingüiça, paio, hummm... até formar esse caldo maravilhoso que conhecemos hoje.

Segundo as especialistas, quando se serve canjiquinha não é necessário fazer um acompanhamento como arroz, feijão ou carnes. "Ela já é bem completa, por isso a couve refogada é o suficiente para servir com o prato", diz Luzimar. Apesar disso, muita gente gosta de comê-la com feijão, angu, ovo frito e arroz.

Outra boa dica para quem quer fazer a canjiquinha é usar a panela de pressão. Em cerca de 40 minutos, ela já está pronta para ser saboreada!!! Ah, e não se esqueça de acrescentar pimenta e cheiro verde. A partir daí é bom apetite, uai!


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.